Fórum Regional de Educação de Jovens e Adultos

Cerca de 700 pessoas que atuam com educação nos municípios do Planalto Norte Catarinense participaram durante a quarta-feira, 20, no Cine Teatro Emacite, em Mafra, do I Fórum Regional Educação de Jovens e Adultos: compromisso de todos.   A abertura oficial do encontro foi feita pela coordenadora do Fórum, Leonita Vieira Mafra, que destacou a importância das parcerias com as instituições, governamentais e não governamentais, na construção de uma maneira mais eficaz de contribuir para a melhoria da educação. Vivemos numa sociedade de incertezas, e descriminações, sendo necessárias políticas públicas que promovam a educação para jovens e adultos, afirmou.

O Prefeito de Mafra em exercício Carlos Cesar Pigatto confirmou que o executivo mafrense será sempre parceiro em tudo o que venha a contribuir para a melhoria constante da educação. Alimentados pela sabedoria, união e parceria construiremos uma oficina de trabalho onde todos se esforçarão para que a sociedade possa trabalhar com alegria e antever sorrindo um futuro promissor, afirmou reiterando ser essa a missão   e o dever do Executivo.

Para o diretor da Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Juarez da Silva Thiesen, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) tem fundamental importância na Educação de Santa Catarina que é, junto com o Distrito Federal, o estado mais alfabetizado do país, apresentando apenas 4,8% de índice de analfabetismo. O CEJA não fica só em mais uma opção pela busca do conhecimento, tem também um compromisso com a qualidade de ensino oferecido e na inserção no mundo do trabalho, disse.

O Secretário da 25ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra, Alceu Gaio parabenizou os organizadores e entidades envolvidas no evento. Salientou a importância das parcerias nas ações que visam uma educação de qualidade com conseqüentes melhorias da qualidade de vida da população e desejou que a educação de jovens e adultos seja efetivamente um compromisso de todos.

I Fórum

O I Fórum Regional Educação de Jovens e Adultos: compromisso de todos teve por finalidade oportunizar reflexão sobre questões pertinentes ao conhecimento, visando socializar os conhecimentos e promover a transformação social.   Propôs uma articulação entre educadores, alunos e entidades interessadas em discutir, fortalecer e buscar novos métodos para a modalidade de ensino, formulando uma nova concepção da educação de jovens e adultos, objetivando a conquista de parcerias na suas ações. Constou das seguintes palestras:

· Histórico da Educação de Jovens e Adultos  -proferida pela professora Elisabete Duarte Borges Paixão, Mestre em Educação de Jovens e Adultos; Gerente de Educação   de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação, Ciência e Tecnologia/SC;

· Andragogia proferida pelo professor Lourival J. Martins Filho, Doutorando em Educação e Religião e diretor de ensino FAD/UDESC;

· Compreendendo o Mundo de Meu Aluno Palestra Teatral com Dionisos Teatro de Joinville.

Na   da mesa das autoridades: Ademir Flores, Diretor Acadêmico da UnC/Mafra; Fabiana H de Souza, Representante do Prefeito de Itaiópolis; Carlos César Pigatto, Prefeito de Mafra em exercício; Leonita Vieira Machado, Coordenadora do I Fórum Regional; Alceu Gaio, Secretário da 25ª SDR; Pedro Pilchibilski, Prefeito de Monte Castelo em exercício; Elizabete Duarte Borges Paixão, Coordenador Estadual do Fórum de EJA; Eliana Kerecz Grahl, Gerente de Educação, Ciência e Tecnologia da 25ª SDR e Sônia Maria Grein, representante dos   cursistas.