Cultura de Mafra vai realizar Censo Cultural 2013

Quem são e o que fazem os artistas e artesãos de Mafra?

A Secretaria de Cultura de Mafra vai lançar um guia prático e cultural contendo informações sobre os munícipes que exercem algum tipo de atividade nas áreas das artes plásticas, música, dança, literatura ou artesanato. Para tanto, vai cadastrar os interessados através do "I Censo Cultural 2013".

Descobrindo talentos

Segundo o Secretário da pasta, Rafael Kondlatsch, esta ação visa catalogar as pessoas que trabalham com arte e gostariam de prestar serviços. "Esta ação é umas das metas contidas no plano de governo do Prefeito Roberto Scholze, de descobrir talentos e fazer com que estes sejam vistos pela sociedade e ainda gerar renda para a pessoa", explicou o Secretário.

Censo Cultural

Através deste primeiro censo, a Secretaria pretende saber quantas e quais são as pessoas envolvidas em atividades culturais da região. A partir destes dados, será criado um guia prático e cultural. "Em um primeiro momento o guia será digital e posteriormente impresso, como um catálogo", disse Rafael. Para o Secretário, é muito importante a participação da comunidade. "O Censo Cultural 2013 pretende tirar o munícipe do anonimato, identificando-o e expondo seu talento".

Vitrine

A servidora municipal, Joyce Silva, tem um "hobby" que acabou virando mais uma forma de incrementar o orçamento de casa. Há sete anos ela produz sabonetes artesanais e diz que já chegou a vender seus produtos em feiras de artesanato em Curitiba. Atualmente morando em Mafra, faz produtos sob encomenda. "Acho louvável esta iniciativa da Prefeitura em criar um cadastro e deixá-lo disponível à população. Isso será uma vitrine para os artesãos e demais artistas", declarou.

Como participar

Os artistas e artesãos interessados em fazer parte do guia, devem entrar em contato com a Secretaria de Cultura pelos telefones 3642-0488 ou 3642-1880 ou ainda comparecer pessoalmente na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo que fica na Rua Felipe Schmidt 494, Centro, para fornecer seus dados (nome, RG, CPF, telefone, endereço, e-mail, descrição/foto do produto ou serviço) e informar o tipo de arte que faz. Atenção para o horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.