Mafra terá Centro de Valorização da Vida

 


O Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Mafra deu o primeiro passo para a implantação do Centro de Valorização da Vida (CVV)   no município, durante reunião de trabalho realizada no dia 28 de setembro quando   formou-se uma comissão para a implantação do núcleo. Participaram da reunião voluntários dos núcleos do CVV de Blumenau e Jaraguá do Sul, que   expuseram os princípios de trabalho do CVV bem como os passos para estruturação de um núcleo em Mafra.  


            Entidade sem fins lucrativos, o Centro de Valorização da Vida tem como uma de suas principais atividades disponibilizar escuta 24 horas por dia, seja por telefone ou pessoalmente, à pessoas que estejam em crise ou em estado de desespero. O CVV acredita que uma compreensão empática, baseada numa escuta acolhedora pode-se evitar atitudes desesperadas e mesmo o suicídio. Todo trabalho é realizado por voluntários não remunerados, que prestam plantões de 4 horas semanais e que administram e organizam as atividades do núcleo.  


A Secretária de Saúde de Mafra, Prof. Solange Lansky, presente na reunião, assegurou o apoio ao CVV por parte do município em termos de local de funcionamento, divulgação e recursos básicos.


            A comissão organizadora do posto de Mafra deverá iniciar atividades já em outubro e   passará a divulgar com intensidade as idéias e propósitos do CVV, visando que pessoas interessadas a trabalhar como voluntárias possam agregar-se ao projeto.   Os voluntários passarão por processo de treinamento por parte de equipes de outros postos para posterior   desempenho da função de escuta.


            As pessoas interessadas podem entrar em contato por e-mail:   cvvmafra@hotmail.com ou pelo telefone (47) 3642-1800, (Departamento de Saúde Mental).