Prefeitos de Mafra, Itaiópolis, Canoinhas e Papanduva reúnem-se para discutir economia da região

• Prodec, carta de reivindicação e apresentação de relatórios e nortearam o encontro dos prefeitos

Na última quinta-feira, 26, reuniram-se na sede da Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte) o Prefeito de Mafra e Presidente da Amplanorte – Jango Herbst, os prefeitos de Canoinhas – Leoberto Weinert -, Itaiópolis – Hélio César Wendt -, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Papanduva Antonio Thiesen, representando o prefeito. Estiveram presentes também funcionários da Amplanorte, além do Secretário de Administração de Mafra, Rodney Medeiros e o procurador geral do município de Mafra, Giovani Acosta da Luz.

Para dar início à reunião foi aberta a discussão sobre o Prodec (Programa de Desenvolvimento da Indústria Catarinense). Os participantes levantaram questões quanto a valores devidos aos municípios catarinenses pelo Governo do Estado. Conforme deliberações, os municípios estão prestes assinar convênio com o Governo do Estado para fins de ressarcimento da cota da parte devida aos 293 municípios. O Secretário da Amplanorte, Hélio Daniel Costa, mostrou que existe divergências entre valores propostos pela Secretaria de Estado da Fazenda e os valores levantados pelos municípios e propôs incumbir aos procuradores da microrregião esta discussão.

Desenvolvimento Econômico

A fim de reivindicar a valorização do desenvolvimento econômico integrado da região, foi elaborada pela Amplanorte uma carta de intenções, a "Carta do Planalto Norte", a ser assinada pelos prefeitos da região. Durante a reunião os prefeitos presentes aderiram à ideia e assinaram a carta. Este documento será entregue individualmente pelos prefeitos aos candidatos ao Governo do Estado em visita aos municípios. A expectativa é de que o governo eleito para o próximo mandato em 2011, inicie também a descentralização de grandes investimentos para o interior do Estado, "mais especificamente para a microrregião da Amplanorte, visto que a geração de trabalho e renda vem a ser a principal necessidade desta região", explicou o Secretário da Amplanorte.

Deliberações

Na reunião também foi apresentado relatório dos trabalhos desenvolvidos no setor de movimento econômico, no qual a Amplanorte pretende garantir a manutenção de R$ 2.950 milhões para a região, da arrecadação do ICMS. Também foi informado aos presentes que no dia 31 de agosto, acontecerá em Florianópolis, o julgamento de processos em primeira instância que visa a definição e publicação do índice de arrecadação dos 293 municípios para o próximo exercício (trabalho efetuado pelas 22 associações de municípios do Estado). O Presidente da Amplanorte ressaltou a importância e a responsabilidade da Associação neste processo. "Temos de trabalhar com foco no desenvolvimento do Estado, visando resultados positivos para todos os municípios".

Para finalizar, o Prefeito de Mafra aproveitou a ocasião para convidar a todos a participarem das comemorações alusiva aos 93 anos do município, com início no dia 1º de setembro. Ele lembrou ainda da Feira do Produtor no dia 12 de setembro com atrações para toda família e da Festa do Produtor, em outubro.