Jango se reúne com empresários para debater trânsito

 

Trânsito foi o tema principal do encontro realizado na Associação Comercial e Industrial de Mafra na noite de terça-feira, entre empresários e o Executivo Mafrense. Com auditório lotado, principalmente por comerciantes das ruas Felipe Schmidt e Tenente Ary Rauen, foram abordados temas considerados prioritários como saneamento básico, urbanização das praças centrais, estacionamento rotativo, horário para carga e descarga, entre outros.

O Prefeito Jango elogiou a iniciativa da diretoria da ACIM, em realizar o encontro e respondeu os questionamentos discutindo com os empresários e os secretários municipais quais os melhores meios para atender a todos. Um dos assuntos que recebeu maiores atenções foi a questão da contratação, pelo Executivo, de empresa para realização de estudo sobre o trânsito na cidade. Os empresários disseram-se preocupados com a implantação de medidas que possam não atender aos anseios da população, citando exemplos de municípios vizinhos e colocaram-se à disposição para participar no planejamento de ações. Nesse sentido já está previsto no contrato com a empresa, reuniões e debates com a sociedade organizada, bem como análise de sugestões apresentadas pela população em geral.

         Temas debatidos

Outro assunto que despertou grande interesse principalmente dos comerciantes foi o estacionamento rotativo. O Prefeito Jango pediu que os favoráveis a implantação do estacionamento rotativo nas ruas centrais de Mafra se manifestassem, e todos os presentes concordaram com a medida. Sobre a regulamentação do horário para carga e descarga, o Prefeito anunciou que deverá ser implantado a partir da próxima semana com a colocação das placas indicando os horários permitidos conforme lei municipal.

Com relação ao saneamento básico o Prefeito confirmou que já definiu-se pela municipalização da água. "É um projeto arrojado, que vai exigir muita coragem. Devo fazer uma autarquia, que atuará em paralelo ao Executivo, para poder gerenciar as ações", afirmou citando como exemplo o município de Joinville. A implantação está prevista para aproximadamente 6 meses.

         Noite Importante

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Mafra, Gilmar Francisco Schneider considerou a noite como importante e uma  honra para a ACI receber, nos seus 54 anos de existência, os associados e a equipe do Prefeito de Mafra. Ao propor parcerias com o município disse ser o intuito da entidade auxiliar na superação de obstáculos. "A ACI não pode ficar sem se pronunciar, dar idéias ou criticar construtivamente", afirmou e concluiu que "o importante é que houve entendimento e que algo de bom vai resultar do encontro".

Ao salientar ser essa a primeira vez que participa de uma reunião em que estão presentes, ao mesmo tempo, o Executivo Municipal e a classe empresarial, o comerciante Antônio Naun Zaine afirmou que a questão do trânsito é muito complexa e considerou como valida a iniciativa da contratação de uma empresa técnica, porém se preocupa com os resultados. "Nos colocamos à disposição para participar das discussões em razão das conseqüências que as propostas ou as soluções apresentadas possam ter para o setor".

Ao final das discussões o Prefeito Jango teceu comentários sobre os dois anos de sua administração, apresentando números relativos às ações nas áreas da saúde, educação, obras e demais secretarias. Participaram da reunião os Secretários Municipais de Obras, Luiz Cláudio Rodrigues; de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Onírio Jorge Medeiros; da Criança e Ação Social, Adir Kuss; do Desenvolvimento Econômico, Eloi Witt, além dos diretores de Meio Ambiente, Elizabete Gava; de Desenvolvimento Urbano, Telma Faber e do Desenvolvimento Econômico, Ivan Dutra.