Bioenergia: Mafra recebe Agrobiodiesel para esclarecer produtores
Com a finalidade de debater com produtores, cooperativas e cerealistas de Mafra e região a produção de biodiesel a partir do óleo de soja, aconteceu na manhã de segunda-feira, no salão paroquial da Igreja Matriz São José, reunião com a presença de representantes das empresa AgroBiodiesel Indústria e comércio Ltda. A empresa de Jaraguá do Sul, tenciona se estabelecer em Mafra, com projeto para iniciar o recebimento da produção de soja do município e da região a partir de 2008.
A reunião iniciou com a apresentação feita pelo diretor da empresa, Antônio Fossile, para implantação do projeto. Ele explicou que a idéia original era instalar no município apenas um depósito para centralizar a recepção do produto. Posteriormente, decidiu-se pela execução de todo processo, desde o esmagamento, até a produção final. "Nós viemos para ser parceiros dos produtores", afirmou Antonio Fossile. A reunião serviu ainda para tirar dúvidas em relação aos benefícios, subsídios e preços por saca de soja.
O Prefeito Jango Herbst salientou que a agroenergia está mudando o paradigma da agricultura do Brasil e destacou como ponto importante do programa de bioenergia, a determinação da compra da soja de agricultores familiares. Segundo Jango Herbst o Município de Mafra e a região tem grande potencial produtivo, com agricultura tecnificada e lavouras com alta produtividade além de um clima propício.
Safra 2008
A AgroBiodiesel tenciona iniciar as atividades em Mafra a partir da safra agrícola de 2008.
A reunião foi realizada em parceria pelo BNAF, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Mafra. Contou com a presença de representantes da CIDASC, EPAGRI, Associação Comercial e Industrial de Mafra e Câmara de Vereadores. Todos manifestaram apoio aos projetos que apresentem novas alternativas de renda aos produtores rurais.