Saúde de Mafra lança "Primeiro Informe Municipal de Vigilância Epidemiológica"

Informe traz os indicadores municipais de saúde do município. A partir deste ano serão emitidos boletins trimestrais

A Secretaria da Saúde de Mafra, através da Vigilância Epidemiológica está emitindo boletins trimestrais que permitirão um diagnóstico municipal em relação aos agravos notificáveis prevalentes. O informe apresenta notificações de – acidentes com animais peçonhentos, atendimentos anti-rábicos, índices de DSTS (Doenças Sexualmente Transmissíveis), violência doméstica e/ou sexual, acidentes de trabalho, doenças infecto contagiosas (varicela, dengue, tuberculose) e doenças diarréicas agudas. Os indicadores servem como instrumento de gerenciamento, avaliação e planejamento das ações de saúde, a fim de permitir mudanças nos processos e resultados. Este primeiro material traz dados de janeiro a março de 2013.

Mais saúde

Para a enfermeira Luciana M. Mazon colaboradora na elaboração do informe e para a Coordenadora do Núcleo Materno Infantil Claudia Yshii, este material busca identificar áreas de risco e evidenciar tendências. "Além destes aspectos, é importante salientar que o acompanhamento dos resultados obtidos fortalece a equipe e auxilia no direcionamento das atividades", destacaram.

Já a outra responsável pelo informativo, a técnica em Enfermagem, Ana Karina Roik, destaca o papel do departamento de vigilância epidemiológica. "Buscamos reconhecer o comportamento ou história natural das doenças, bem como detectar ou prever alterações de seus fatores condicionantes, com o objetivo final de recomendar oportunamente as medidas eficientes que levem à prevenção e ao controle de determinadas doenças", disse.

Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica tem como funções básicas a coleta de dados, diagnóstico de casos, processamento de dados coletado, análise e interpretação dos dados processados, recomendação das medidas de controle indicadas, além da divulgação de informações. O boletim trimestral contendo dados relevantes sobre notificações servirá para que a Secretaria Municipal da Saúde adote medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

O Secretário da Saúde diz que estratégias de prevenção e programas de controle específico de doenças necessitam de informações confiáveis sobre a situação das doenças. "As notificações contribuem para o entendimento da saúde da população, fazendo com que tomemos mediadas preventivas no controle e detecção de doenças. O trabalho com dados permite maior eficácia no combate a doenças, indicando ainda os locais de maior incidência de determinados agravos", concluiu o Secretário.

O Informe Municipal de Vigilância Epidemiológica do 1º Trimestre/2013 pode ser encontrado no Núcleo Materno Infantil (setor de Vigilância Epidemiológica) ou no site da Prefeitura de Mafra, como item para download: http://www.mafra.sc.gov.br/