PSF do Jardim América desenvolve projeto contra obesidade
O Programa de Saúde da Família do Jardim América está desenvolvendo um projeto para auxiliar na redução de peso em pacientes obesos. Para participar do grupo foram selecionados os pacientes com os seguintes critérios: idade acima de 21 anos, IMC maior que 30kg/m² (classificação de obesidade), portadores de diabetes, hipertensão, dislipidemia, artrose, circunferência abdominal maior que 102cm para homens e maior que 88cm para mulheres. Os encontros são realizados de vinte em vinte dias, em cada encontro é feita avaliação do peso, circunferência abdominal, taxa de gordura corporal, avaliação nutricional (análise de registro alimentar), atividades educativas e dinâmicas.
Segundo declarações da nutricionista do projeto, Maria Cecília Yamamoto, "a obesidade é uma doença multifatorial, por isso a importância de um grupo multiprofissional com nutricionista, psicóloga, médico, educador físico e enfermeira". O objetivo do grupo é a redução de peso com qualidade de vida, incentivando a promoção de hábitos alimentares saudáveis, realização de atividade física, abordagem psicológica para auxiliar no tratamento de fatores emocionais relacionados à alimentação, controle da pressão arterial, dislipidemia e glicemia.
Para a Secretária de Saúde do Município, Solange Lansky toda ação desenvolvida buscando a melhoria da qualidade de vida do cidadão mafrense será sempre apoiada pelo Município, "pois atenderá às determinações do Prefeito Jango Herbst, de total atendimento às necessidades básicas de saúde e de empenho no trabalho preventivo".
Estão envolvidos no desenvolvimento do projeto, Maria Cecília Yamamoto (nutricionista), Gislaine Sauer (psicóloga), Daniel Petreça (educador físico), Luis Fernando Laurençone (médico), Claudia Leite (enfermeira).
Dados constantes do projeto contra obesidade
-
Definem-se como sobrepeso aquelas pessoas com IMC entre 25 a 29,9 Kg/m2, e obesidade, com valores acima de 30 Kg/m2;
-
As pessoas com sobrepeso tiveram expectativa de vida reduzida em 3 anos. As portadoras de obesidade e tabagismo tiveram a sua expectativa de vida reduzida de 13 a 14 anos em comparação às não fumantes com IMC inferior a 24,9 Kg/m2.
-
Nos EUA a obesidade é a segunda causa principal de morte prevenível;
-
80 % dos casos de diabetes tipo2 podem ser atribuídos à obesidade;
-
Estudos nos EUA sugerem que em torno de 61% dos diagnósticos de diabete melito tipo 2; 17% das doenças arteriais coronarianas e 17% dos diagnósticos de hipertensão arterial possam ser atribuídos á obesidade;
-
Outras condições debilitantes também estão associadas à obesidade: reduzem a qualidade de vida, representam custos na área de saúde, diminuição da produtividade, como alterações musculoesqueléticas, dificuldades respiratórias e infertilidade.