COMDEM em Mafra

Ao observar a história da nova ordem social, pode-se deparar com um cenário nacional que tem produzido movimentos de ajustamento dos diversos grupos sociais.A palavra "inclusão" propagou-se de forma efetiva, constituindo-se em Lei o acesso da Pessoa com Deficiência nos diversos segmentos da sociedade, tornando-a participante da vida social, econômica e política, assegurando o cumprimento dos seus direitos na sociedade.

Assegurar os direitos sociais da Pessoa com Deficiência, criando condições para promover sua autonomia, Inclusão Social e Cidadania, é uma luta diária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mafra – COMDEM, entre outras ações. Tornar as Pessoas com Deficiência participantes, cidadãos atuantes e sujeito de sua própria história, fortalecendo a Inclusão Social, em todos os aspectos e dimensões da vida, garantindo sua Acessibilidade, é a meta do COMDEM. Desenvolve junto as Secretarias Municipais, Universidades, Clínicas e Associações programas de atenção as Pessoas com Deficiência, bem como, programas de habilitação e reabilitação para as Pessoas com Deficiência.

Em conformidade com a Lei nº 2900 de 24 de outubro de 2004, o qual criou o Conselho, bem como com o decreto nº 2869/2004, o mesmo é composto por 09 entidades do governo e 09 da sociedade civil, a partir de 2007, conta com 11 entidades do governo e 11 da sociedade civil. O COMDEM é por sua natureza órgão normativo, consultivo, deliberativo, conscientizador e fiscalizador das ações políticas de promoção, atendimento e defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, sem fins político-partidários e/ ou ecumênicos.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Mafra – COMDEM, está situado na Rua Getúlio Vargas, antigo prédio da Ação Social, fone para contato: 047-3641-4069. Conta com total apoio do Executivo Municipal, no atendimento a aproximadamente 500 pessoas cadastradas, sendo elas Deficientes Auditivas, Visuais (baixa visão e cegas), Físicas (ostomizados, falta de membro-perda) Autistas, Deficientes Mentais (Síndrome de Down), Deficiência Múltipla.

População

O Município de Mafra, com 49.940 mil habitantes, conforme o Censo Demográfico do IBGE do ano de 2000, cerca de 15,8 % da população, ou seja 7.905 pessoas  possuem algum tipo de Deficiência como: Deficiência Visual – ( incapaz, com alguma ou grande dificuldade permanente de enxergar); Deficiência Auditiva – incapaz, com alguma ou grande dificuldade permanente de ouvir; Deficiência Física –  tetraplegia, paraplegia ou  hemiplegia permanente – falta de membro ou parte dele (perna, braço, mão, pé ou dedo polegar); Deficiência Mental –  Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, oriundo do período de desenvolvimento, concomitante com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade, nos seguintes aspectos: comunicação; cuidados pessoais; habilidades sociais; utilização dos recursos da comunidade e família; independência na locomoção, saúde e segurança; habilidades acadêmicas; lazer e trabalho. Os dados citados contemplam pessoas na faixa etária de 0 a 80 anos.

A Organização Mundial da Saúde contempla em seus dados estatísticos apenas 10% da população de um país em desenvolvimento, com algum tipo de Deficiência.

Qualidade de Vida

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mafra – COMDEM utiliza-se de todos os meios de comunicação para estar informando e conscientizando a sociedade dos direitos das Pessoas com Deficiência, bem como, busca conduzi-los a uma melhoria na qualidade de vida, seja no âmbito Educacional, Profissional, ou de Reabilitação.

Para melhor atender aos seus associados e a todos os que buscam o Conselho, realizou neste ano de 2007reforma na parte interna do prédio, com apoio de empresários e lojistas. O COMDEM agradece a todos pelas parcerias.