Produtores rurais receberão cursos do Pronatec

• Serão dois cursos de Bovinocultura de Leite e dois de Horticultura Orgânica

Produtores de Mafra estão recebendo uma excelente oportunidade para aprimorar os conhecimentos sobre bovinocultura de leite e horticultura orgânica. A partir do mês de março, a Prefeitura de Mafra vai ofertar através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, em parceria com o SENAR, dois cursos de capacitação para o meio rural. Os cursos serão realizados com recursos do Governo Federal, através PRONATEC, (Programa Nacional de Acesso Ensino Técnico e Emprego).  Na tarde da última segunda-feira, 10, aconteceu reunião com representantes das comunidades rurais, de sindicato dos produtores, da  secretaria municipal de agricultura e do SENAR, entre outros, para determinar em quais localidades os cursos serão realizados.

Os cursos de capacitação do PRONATEC vêm acontecendo em Mafra desde 2012 para o meio urbano,  nas áreas da indústria e comércio. Nesses dois anos foram capacitadas 648 pessoas, num total de 36 cursos.  Eles são gratuitos e nesta edição os participantes receberão ainda um auxílio do Governo Federal para despesas com transporte e alimentação.

Locais das aulas

Os produtores e representantes das comunidades rurais presentes à reunião decidiram que os cursos acontecerão nas seguintes localidades: Irara e Rio Branco para Horticultura Orgânica, com carga horária de 160 horas/aula e Bela Vista do Sul e São Lourenço para Bovinocultura de Leite, com carga horária de 200 horas/aula.

Ainda como resultado da reunião ficou definido que serão realizadas três reuniões nas próprias comunidades, para uma maior sensibilização dos produtores. Elas acontecerão nos dias 18 de fevereiro, no salão da Igreja da Bela Vista, no dia 21 na Associação de Moradores de Irara e no dia 26 de fevereiro na Escola de Rio Branco 1. As reuniões terão inicio às 19 horas em cada localidade e todos os produtores estão convidados, inclusive os moradores de localidades vizinhas.

Podem participar dessas capacitações jovens acima de 18 anos, mulheres e os produtores que estiverem inscritos no CadÚnico. As aulas deverão iniciar no mês de março.

Mafra em frente

A Secretária de Ação Social, Claudia Yshii deu as boas vindas a todos e destacou a importância dessa novidade para o meio rural. "Os cursos serão uma ótima oportunidade de capacitação dos nossos agricultores para vermos Mafra seguir em frente".  Ela disse que os interessados já podem entrar em contato com a secretaria para agilizar o processo do cadastro.

Para a produtora aposentada Tereza Auersvaldt  e representante da comunidade de Irara,  essa será uma oportunidade muito importante. "Pena que não começou antes para os produtores evitarem perdas, tanto financeira como de saúde, mas nunca é tarde", declarou referindo-se à horticultura orgânica.

Para o Prefeito Roberto Sholze, os cursos do Pronatec no interior vão preencher uma lacuna existente, levando a oportunidade ao jovem agricultor que quer começar na atividade ou mesmo para a família já estabelecida, de aperfeiçoar a sua produção e melhorar os resultados.

Os interessados podem adquirir mais informações na Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, na rua Pedro Kuss, s/n ou pelo telefone 3643-7181.