Saúde do Servidor Público Municipal é tratada como prioridade

 

Com a finalidade de auxiliar os cerca de 140 servidores do Departamento de Obras que atuam no Centro de Serviços da Prefeitura de Mafra, visando a prevenção de doenças e a promoção da humanização no trabalho, está sendo desenvolvido desde meados do mês de junho deste ano, um projeto social de atendimento médico e psicológico. 

A solicitação partiu do próprio departamento de obras para a  Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou dois psicólogos, duas vezes por semana e de um médico clínico geral, três vezes por semana. Todos os funcionários  deverão passar pelo atendimento médico e aqueles que necessitarem serão encaminhados para exames. Em alguns casos já foram constatados problemas como pressão alta e diabetes, alcoolismo e stress. Esses casos terão acompanhamento periódico e, caso se confirmem, será prescrita  medicação.

O projeto social em desenvolvimento pode ser considerado como projeto piloto, cujos resultados serão apresentados ao Executivo Municipal. Em paralelo está sendo elaborado um projeto maior, para ser trabalhado em todo o quadro de servidores municipais. 

         Hipertensão

O próprio funcionário que idealizou o projeto, Pedro Maurílio Ruthes, efetivo há 16 anos, descobriu com os exames médicos realizados no trabalho, que apresenta propensão para hipertensão. Ele explicou que desde 2004, em função de stress pós traumático, passou a usar medicamentos  e hoje  apresenta um quadro de hipertensão. Ele elogiou o interesse do Prefeito Jango Herbst, o empenho do Secretário de Obras, Luiz Cláudio Rodrigues e a pronta resposta da Secretária de Saúde, Solange Lansky, em iniciar o trabalho. "Os servidores públicos municipais de Mafra nunca observaram tanto interesse da administração municipal para com o seu bem estar e a melhoria de sua qualidade de vida, como agora", afirmou.

O Prefeito Jango destacou que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. "Nossa população tem recebido todos os investimentos possíveis em saúde. Entre tantas outras ações, elevamos o número de PSF- Programas de Saúde da Família, instalados nos Postos de Saúde dos bairros, para vermos nossa população bem atendida e os servidores municipais merecem, como qualquer cidadão, todo respeito e atenção", declarou.