Alunos pesquisam, aprendem e expõem Mafra em seus 90 anos

 

Para homenagear a cidade de Mafra, que neste mês completou 90 anos, alunos da 3ª série do ensino fundamental de 9 anos do Centro de Educação do Município de Mafra – CEMA, desenvolveram com apoio dos professores, projeto intitulado "Mafra 90 anos", que constou de coleta de informações, curiosidades, imagens relacionadas às transformações que ocorreram  desde a criação do Município até os dias de hoje. O projeto teve por objetivo fazer com que os alunos pudessem conhecer a história da cidade onde vivem.  Todo o resultado do trabalho foi tornado público durante exposição "Contando, Expressando e Tecendo a História Mafrense", realizada de 13 a 15 de setembro, no Ginásio Wilson Buch, como parte da programação de aniversário do município.

Envolvendo as disciplinas de história, geografia e português, o projeto possibilitou  que os alunos compreendessem a estrutura geográfica do município, visitando bairros e estudando mapas, estimulando também a pesquisa no resgate de diversas biografias de personalidades envolvidas na história do município, relacionando sempre o ontem com o hoje. Foi  realizado concurso de poesias entre os alunos das 3ªs séries, fazendo sempre um paralelo com a realidade, para que pudessem perceber que, no decorrer do século XX, os costumes, a cultura, os hábitos se modificaram, de acordo com as mudanças da sociedade. Também através da disciplina de português foi feito estudo do Hino de Mafra.

Com a execução do trabalho os professores concluíram que "é importante e necessário conhecer a história do lugar onde se vive e estuda, percebendo as transformações, o crescimento e desenvolvimento ocorridos no decorrer dos anos". O projeto Mafra 90 anos  foi desenvolvido desde o mês de maio e  terá continuidade até o final do ano,  tendo como universo os alunos das 3ªs séries, sob a orientação das professoras, Lenice Petters Kraschinski, Cláudia Maria do Valle e Lucinéia Clemente.