Prefeito Jango inaugura Banco de Alimentos

• A segurança alimentar está sendo uma das prioridades da administração.

Um projeto tido como de grande alcance social, que pretende combater o problema da fome junto às famílias em vulnerabilidade social, iniciou na manhã de sexta-feira, com a inauguração do Banco de Alimentos. Ele será desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Mafra (Secretaria Municipal da Criança e Ação Social) que investiu cerca R$ 15 mil nas instalações dos equipamentos, além de pessoal e do espaço físico  e Governo Federal (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), que destinou R$ 130 mil para aquisição de equipamentos.

O Prefeito Jango Herbst destacou a importância do projeto em Mafra, uma vez que apenas três municípios foram contemplados com o Banco de Alimentos em Santa Catarina e 45 no País.  Ele salientou e agradeceu a participação dos conselhos municipais e da equipe do município, na aprovação do projeto.  Falou também da necessidade de se reconhecer quando as ações são relevantes em favor das classes menos favorecidas, independente das cores partidárias. E finalizou declarando ser um dia especial para o município porque "o povo alimentado é um povo com saúde".

O Secretário da Criança e Ação Social, Adir Kuss salientou que o Banco de Alimentos é mais um passo que o município dá em prol do desenvolvimento humano e que contará com parceiros como supermercadistas, empresários diversos, produtores e população em geral. Destacou ainda outros projetos que o município vem trabalhando como o "sopão", que também tem a finalidade de proporcionar alimento para crianças e idosos.

A presidente do Conselho de Segurança Alimentar, Lindamir Küll falou da importância dos conselhos na definição das ações prioritárias para a população  salientando que o Banco de Alimentos é fruto de um projeto bem elaborado e de um conselho atuante.

• A missão do Banco de Alimentos será arrecadar alimentos fora dos padrões de comercialização, mas que estejam em condições adequadas de consumo, para distribuí-los às entidades e organizações que atendam pessoas de baixa renda em condições de vulnerabilidade social.

• Os Bancos de Alimentos são unidades com capacidade para receber doações de alimentos de rede de supermercados, centrais de abastecimentos, agricultores e também individuais. Depois de recebidos, os produtos são selecionados, classificados, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades assistenciais para complementarem as refeições oferecidas aos seus beneficiários e às famílias cadastradas.