Ônibus Biblioteca Itinerante de Mafra é elogiado por representante Ministério da Cultura

• Projeto é pioneiro no Estado e um dos poucos no País, diz representante

O Ônibus Biblioteca Itinerante de Mafra foi destaque durante o 5º Seminário Estadual de Prefeitos, realizado no dia 7 de dezembro, em Florianópolis, que reuniu cerca de  250 agentes políticos, entre eles, prefeitos e secretários municipais de agricultura, turismo e cultura. O evento foi realizado pela FECAM com o objetivo de melhorar os serviços prestados ao cidadão. As novas políticas públicas estabelecidas pelos governos federal e estadual nas áreas da agricultura, do meio ambiente, do saneamento básico, do turismo, da cultura e da gestão pública foram o foco das discussões.

Na ocasião o Secretário Geral do Ministério da Cultura, Marcos Acco  falou das possibilidades de captação de recursos  através de projetos do Fundesporte, Funturismo e Funcultural. Sobre as metas do governo federal constam  a construção de novos espaços em bairros e comunidades distantes, como forma de difusão da cultura. E nesse ponto citou o exemplo de Mafra,  parabenizando o projeto de Ônibus Biblioteca Itinerante "pioneiro no Estado de Santa Catarina e um dos poucos existentes no Brasil".  O Secretário Municipal da Cultura, Esporte e Turismo de Mafra, Milton Antunes participou do encontro.

Biblioteca Itinerante

O Município de Mafra adquiriu neste ano  dois ônibus e os transformou em biblioteca itierante levando a  informação e a cultura ao encontro da população e cumprindo com o objetivo proposto de  diminuir a distância entre a Biblioteca Central e as diversas localidades existentes na cidade de Mafra. O que torna o projeto inédito, é a  inserção dos computadores nos dois ônibus, com acesso à internet. Além dos cursos básicos de informática, os usuários podem  usufruir do acesso à internet nos locais onde não existe este privilégio. Em novembro iniciou a divulgação da biblioteca Itinerante junto às escolas  e comunidades de Mafra, e desde então já recebeu cerca de 4 mil usuários.

O Projeto foi desenvolvido com recursos do  Governo Federal, no valor  de  R$ 159.000,00 e com  contrapartida  de 20%  por  parte  da Prefeitura Municipal. Consta de 2  veículos,  4  computadores e 1.000 livros para cada veículo.

O acervo bibliográfico é formado por aproximadamente 2 mil
exemplares para literatura e pesquisa, incluindo a  enciclopédia Barsa e livros em Braille. Os portadores de necessidades especiais também  terão acesso à  Biblioteca Itinerante através de uma rampa  apropriada, e software adequado a  utilização.