Programa PETI inicia atividades com 160crianças e adolescentes em Mafra

A Secretaria Municipal da Criança e Ação Social reiniciou em janeiro as atividades do programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, beneficiando atualmente 160 crianças que diariamente participam de diversas ações desenvolvidas no Centro de Educação Municipal Beija Flor. Em período contrário à escola, as crianças e adolescentes de 6 a 15 anos aprendem artesanato, música, capoeira, fazem educação física, recreação, recebem reforço escolar e acompanhamento psicológico, quando necessário.

Implantado em Mafra em fevereiro de 2006, o PETI tem por objetivo retirar as crianças e adolescentes do trabalho considerado perigoso, penoso,  insalubre ou degradante, que coloca em risco a sua saúde e segurança. Para participar do programa, as famílias – com filhos que estejam na escola e apresentem freqüência mínima de 75% – devem estar cadastradas na Secretaria da Ação Social. Apesar da existência de uma fila de espera, é dada a preferência para o atendimento às crianças que estão expostas ao trabalho infantil ou em situação de vulnerabilidade social apresentadas tanto pelo Conselho Tutelar como pelo atendimento sócio familiar da própria Secretaria.

PETI

O PETI é um programa do Governo Federal, desenvolvido em Mafra com  a parceria do governo municipal, por intermédio da Secretaria da Criança e Ação Social. Conta com uma equipe formada por uma coordenadora e 8 monitores. Para desenvolvimento do Programa, o Governo Federal repassa ao Município R$ 20,00 por criança para aquisição de material pedagógico e alimentação. Alem disso cada criança participante recebe uma bolsa no valor de R$ 25,00 por mês. O Município, por sua vez, fornece os profissionais, o espaço físico, o transporte escolar e os demais materiais a serem utilizados nas atividades.

Ao destacar a importância do Programa, o Prefeito Jango Herbst afirmou que as crianças e os adolescentes precisam crescer com tempo para estudar, brincar e aprender. "Seus direitos como criança devem ser respeitados para que possam se transformar em cidadãos conscientes e o Programa PETI auxilia no processo", declarou.  O Secretaria da Criança e Ação Social, Adir Kuss destacou o trabalho desenvolvido pelo PETI, que assegura aos pais que seus filhos estão sendo cuidados e realizando atividades produtivas e não expostos a diversos tipos de perigo para sua saúde e desenvolvimento.