Segunda-feira será comemorado Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

 

"Toda parte do corpo se tornará sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se não forem exercitadas, tais partes se tornarão suscetíveis a doenças, deficientes no crescimento e envelhecerão precocemente".

 Hipócrates

Na próxima segunda-feira, dia  07 de abril, os  Programas Mafra em Forma e de Agentes Comunitários de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde  realizarão,  na Praça Guilerme Abry, em frente aos bancos, das 9 às 16 horas, um dia de atividades diversas relacionadas  em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física. Toda população está convidada a participar.

Serão realizadas as seguintes atividades: verificação da pressão arterial; avaliação postura; avaliação da composição corporal; ginástica; escovódromo; odontomóvel; orientações sobre Programa de Controle do Tabagismo, Saúde da Mulher e da Criança, Banco de Leite, Departamento de Saúde Mental, Vigilância Sanitária, além de informações nutricionais fonoaudiológicas e oftamológicas. O Evento contara com a participação do SUS, Núcleo Materno Infantil, Clínica de reabilitação, Maternidade e UnC.

 

Agita Mundo

Em abril de 2002, a Organização Mundial da Saúde decidiu celebrar o Dia Mundial da Saúde com o tema Atividade Física. Foi então criado o Agita Mundo Network que celebra todo dia 6 de Abril o Dia Mundial da Atividade Física.

A Qualidade de Vida  tem sido preocupação constante do ser humano, desde o início de sua existência e, atualmente, constitui um compromisso pessoal a busca contínua de uma vida saudável, desenvolvida à luz de um bem-estar indissociável das condições do modo de viver, como: saúde, moradia, educação, lazer, transporte, liberdade, trabalho, auto-estima, hábitos do estilo de vida, entre outras.

São muitos os benefícios aos indivíduos que praticam atividade física regular reduzindo risco de problemas cardiovascular, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes mellitus II, osteoporose, obesidade, câncer de do cólon, Câncer de mama, ansiedade e depressão além de ter evidências de reduzir o número de quedas e lesões, osteoartrite, claudicação, doença pulmonar obstrutiva crônica, além de contribuir na gestão de depressão e ansiedade, demência, dor, a profilaxia de tromboembolismo venoso, dor nas costas e obstipação. Existem evidências que a atividade física impede o atrasa cognitivo, a incapacidade e a melhora do sono. (AHA & ACMS, 2007)