Mafra terá unidade regional do Laboratório Central de Santa Catarina

• Conquista trará economia e agilidade na realização de exames especializados

O município de Mafra sediará uma unidade regional do Laboratório Central de Santa Catarina – LACEN, que atenderá 13 municípios do Planalto Norte Catarinense, na realização de exames especializados, que hoje devem ser enviados para Florianópolis.  A confirmação foi dada na tarde da última quarta-feira, 24, pelo diretor do LACEN, Winston Luiz Zomkowski quando visitou e aprovou o local destinado, para sua instalação, pelo município, anexo à UPA – Unidade de Pronto Atendimento, no Jardim América.  “O espaço é muito bom e bem localizado”, explicou Zomkowski, que está há mais de 14 anos tentando trazer essa unidade para Mafra, que já viu frustrada por duas vezes essas tentativas.  A visita foi acompanhada pela Gerente Regional de Saúde da ADR Mafra, Tailine Fernandes Ribas, em parceria com a Secretária Municipal de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, que receberam a planta arquitetônica do laboratório, para adequação.

Mafra será o 6º município a ser contemplado com a rede LACEN,  com a  descentralização que vem sendo feita pelo Estado. A mudança vai gerar economia para Mafra e para os demais municípios que diariamente enviam os exames para a capital catarinense, bem como agilidade nos resultados.   Segundo informações da Secretária Jaqueline Veiga, Mafra gasta anualmente em média R$ 516 mil com a realização dos exames especializados. Além disso,  ela destacou ainda custos para encaminhamento de outros exames cuja material á adquirido pela prefeitura e que, posteriormente serão efetuados no laboratório regional. Explicou também que esses custos devem levar em consideração também os gastos com motorista, veículo, combustível, diária e outros assumidos pelo município  para que a população possa ter acesso a esses exames.

Conquista

A conquista de Mafra foi destacada pelo Prefeito Wellington Bielecki que deu total apoio para a vinda da regional e ainda empenhou-se  junto ao órgãos competentes do Estado para a sua efetiva concretização. “Essa conquista representa muito para Mafra, não somente em termos de economia e agilidade, o que por si só já é muito importante”. Ele completou afirmando que “Mafra volta a ocupar lugar de destaque na região, perdida pela falta de representatividade  política vivenciada ao longo dos últimos anos”.

Para a Gerente regional de saúde, Tailine Fernandes Ribas “esse é um sonho que se realiza”. Ela explicou que a vinda de um laboratório regional para Mafra é fruto da parceria entre o Estado e o Município, que juntos não mediram esforços para sua concretização.

LACEN

Para a instalação do LACEN regional o município deverá fazer a secção de uso do local  para o Estado, que ficará responsável pela adequação do espaço,  aquisição dos equipamentos e manutenção dos funcionários, sendo 3 bioquímicos, 3 técnicos de laboratório e 2 administrativos.