Mafra discute participação nas políticas públicas de saúde
"Controle Social e Conselhos Municipais de Saúde" foi o tema que iniciou os trabalhos do 1º Congresso Municipal de Controle Social, 1ª Capacitação dos Conselheiros de Saúde e 1º Curso de Formação Comunitária em Políticas Públicas, realizado pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde. O facilitador foi o enfermeiro Douglas Calheiros Machado, especialista em enfermagem do trabalho. A abertura aconteceu na tarde de quinta-feira, no Hotel Susin e contou com a presença de autoridades municipais e profissionais ligados às diversas áreas.
Na abertura do evento a Secretária Municipal de Saúde, Solange Lansky destacou que os conhecimentos que estão sendo disponibilizados certamente possibilitarão a efetiva intervenção de cada um na política de saúde do município de Mafra. "Este congresso é um grande marco em nosso município, pois estamos expandindo e aprofundando mecanismos e especialmente garantindo a participação cívica e democrática e, consequentemente, assegurando uma cidadania plena". Para ela fortalecer a gestão participativa e o direito à saúde torna-se um desafio constante, devendo existir canais acessíveis para participação e educação permanente.
O Ouvidor Eloi Witt, representando o Prefeito Jango Herbst destacou que o bem maior do ser humano é a saúde e que "o setor é a âncora maior do governo Jango, em que pese todas as dificuldades enfrentadas". Destacou números relacionados à secretaria, como 7 novos Postos de Saúde da Família criados pela administração municipal, mais de 34 mil procedimentos/mês, 32 por cento do orçamento aplicados na área, quando o exigido por lei é de no mínimo 15%. Mas segundo ele, para que as ações sejam colocadas em prática de maneira eficiente é que se instala um congresso como o que está sendo promovido.
Antes do início dos trabalhos a Secretário Solange presenteou e parabenizou os funcionários Ariane Woehl e Jonas Vanderlei, idealizadores e autores do projeto "Controle Social no Sistema Único de Saúde", pelo empenho e dedicação para a realização do congresso.