Retirados mais de mil quilos de lixo do rio da Lança

A união da comunidade com entidades diversas e poder público resultou em uma ação em favor do meio ambiente. Aconteceu no último sábado, no rio da Lança, na Vila Argentina, com a retirada de 1.110 quilos de resíduos entre plástico, vidro, pneus, papel e outros,, além de plantio de mudas de espécies nativas. O movimento em favor do meio ambiente partiu da própria comunidade, através do Projeto Joaninha e foi apoiada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Mafra, Seluma, Clube Canforeira e SOS rio Negro e Defesa Civil de Mafra.

O coordenador do Projeto Joaninha, Edmilson José de Oliveira  explicou que essa  foi uma iniciativa diferente e gratificante e que resultou, além da limpeza e conscientização, ainda na descoberta de uma nascente nas proximidades da rua Setembrino de Carvalho. "Com certeza o Meio Ambiente ganhou mais um parceiro para sua defesa", afirmou salientando que agora cuidarão para preservação da nascente. Antes do início dos trabalhos, foi oferecido um café da manhã a todos os que participariam da coleta dos resíduos

A parceria de vários grupos ambientais preocupados com a preservação e recuperação do meio ambiente tem sido um dos pontos positivos no trabalho em favor da melhoria da qualidade ambiental. O Secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Mafra, Onírio Jorge Medeiros salientou que o resultado só reverterá em favor da comunidade, se ela própria estiver envolvida e consciente dos problemas que enfrentará, caso se omita em dar destino correto ao lixo e no cuidado com os recursos naturais. Agradeceu a colaboração de todos os que participaram da ação em favor do rio da Lança e reafirmou que a melhor forma de fazer educação ambiental é buscar a participação dos moradores das áreas próximas ao rio e que são diretamente afetadas pelos problemas ocasionados pelo acúmulo de lixo.

Em janeiro do ano passado, a Prefeitura de Mafra realizou um Mutirão de Limpeza do mesmo rio e do Parque Municipal Vila Argentina, de onde foram retiradas cerca de 12 toneladas de lixo.