Projeto Feijão com Arroz

O Projeto "Feijão com Arroz" encaminhado pela Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social em fevereiro deste ano, foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que repassará ao Município de Mafra no próximo ano, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, uma verba no valor de R$ 100 mil reais. Os recursos foram disponibilizados pelo Ministério para projetos na área de educação alimentar e nutricional.

O projeto Feijão com Arroz  pretende atender a população mafrense – crianças, jovens e adultos –  predominantemente das famílias assistidas pelo Programa Bolsa Família devendo atingir cerca de 18 mil pessoas com orientações para construção de hábitos sadios de alimentação e nutrição. Aproveitamento integral de alimentos, preparação e valor nutricional são alguns dos temas a serem trabalhados pelo projeto que terá por objetivo promover uma mudança nos hábitos alimentares por meio de um processo de educação social coletiva.

A implantação do Projeto Feijão com Arroz acontecerá a partir do ano de 2009, tendo como parceiras as lideranças comunitárias e pretende trabalhar em conjunto com o Banco de Alimentos que já funciona junto à Secretaria, beneficiando a população quanto a segurança alimentar e nutricional. Junto com o Feijão com a Arroz, pretende-se ampliar os conhecimentos que já vem sendo repassados e promover o acesso a informações específicas sobre práticas alimentares e estilos de vida saudáveis da população.

A Prefeitura Municipal de Mafra através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social atende aproximadamente três mil famílias ao mês em seus programas, projetos, serviços e benefícios sociais. No cumprimento da Lei Orgânica de Assistência Social e fundamentado nas diretrizes da Política Nacional de Assistência Social o município busca constantemente intervir nas expressões da questão social relativas ao enfrentamento da pobreza e melhoria da qualidade de vida de sua população assegurando os direitos humanos em sua integralidade.