Prefeitura de Mafra inaugura Telecentro Comunitário

Combater a exclusão digital nas camadas mais vulnerabilizadas é o objetivo do projeto

A Prefeitura de Mafra inaugurou na tarde de quinta-feira, 18, na sede da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social, o Telecentro Comunitário, que tem por finalidade a inclusão digital, atingindo as camadas socialmente mais vulneráveis, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos.  A solenidade contou com a presença do Prefeito Jango Herbst e esposa Salete, do Vice-Prefeito César Pigatto e Esposa Vanessa, secretários municipais e lideranças comunitárias.

O Telecentro será um espaço público, com 10 computadores conectados à internet em banda larga, que poderão ser utilizados para cursos básicos e avançados, oficinas especiais e até mesmo cursos à distância. A intenção da Secretaria é iniciar as atividades a partir de fevereiro do próximo ano, com a abertura de inscrições para os cursos. Os cursos deverão iniciar em março e atenderão a população socialmente vulnerabilizada,  podendo atingir desde crianças até idosos.

A Secretária da Criança e Ação Social, Rosane Granemann salientou o apoio do Prefeito Jango Herbst para que o benefício fosse conquistado pelo município e, consequentemente, repassado para a população.

Para o prefeito Jango Herbst, a importância do Telecentro está na possibilidade de se  combater a exclusão digital. "Com o telecentro estamos inserindo a população na sociedade da informação, proporcionando às crianças, mulheres e idosos o desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto", declarou, considerando o projeto como um presente para a população.

O Projeto Telecentro Comunitário foi disponibilizado pelo Ministério das Comunicações. O Município de Mafra aderiu ao projeto através de convênio, cabendo à Prefeitura a cessão do espaço físico e a manutenção dos profissionais que atuarão no projeto que agora será revertido em favor das comunidades mafrenses.

Dentre os objetivos do Telecentro Comunitário, cujo principal é combater a exclusão digital, consta a criação de um Conselho Gestor – que está em formação – que irá assegurar que apolítica implementada pelo convênio, contribua efetivamente à inclusão digital e qualidade no município. Pretende-se ainda organizar uma rede de unidades de múltiplas funções, que permita às pessoas adquirirem autonomia tecnológica básica .