Vândalos destroem lixeiras para recicláveis
Vândalos depredaram no último domingo (25) uma das 5 lixeiras do módulo para reciclagem de materiais instalado na Praça do Fórum de Mafra. A ação aconteceu apenas 4 dias depois da instalação e os responsáveis foram detidos em flagrante, graças a denúncia de um morador da localidade.
Os módulos com as lixeiras para separação de lixo em papel, plástico, vidro, metal e rejeitos começaram a ser colocados no final do ano passado, nas praças Lauro Muller, Hercílio Luz, Guilherme Abry, do Expedicionário e do Fórum, além da Rodoviária, SUS de Mafra e Núcleo Materno Infantil. Eles tem a finalidade de proporcionar à população que transita pelo centro de Mafra, condições para separar adequadamente os materiais e também de conscientização ambiental. Foram adquiridos pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, com recursos do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente – FUMDEMA, no valor de R$ 5.475,00. Os recursos do Fundo provem de multas aplicadas pelo Poder Judiciário, a crimes contra o meio ambiente.
Conforme explicações da Diretora de meio ambiente da Prefeitura de Mafra e conselheira Elisabete Gava, as lixeiras tem finalidade educativa e devem ser preservadas. Ela explicou que do total de 9 módulos adquiridos, resta apenas 1 para ser instalado e solicitou à população que adote e cuide das lixeiras, denunciando atos de vandalismo contra o patrimônio público.
Na foto a lixeiras danificada.