COHAB/SC entrega 14 contratos aos mutuários

Para fazer a entrega de 14 novos contratos de casas populares, a assessora da presidente da COHAB-SC, Vera Schneider esteve em Mafra na última segunda-feira. Ela participou de reunião com as famílias beneficiadas, na qual esteve presente também o Secretário Abel Schroeder da 25ª Secretaria do Desenvolvimento Regional, além do gerente da COHAB região de Videira, Marcelo Parente e do Secretário Municipal de Habitação, Omilton Pereira Filho.

Na ocasião o Secretário de Habitação explicou que essas unidades fazem parte dos 264 contratos já assinados com a COHAB e que estavam pendentes em razão de problemas de documentação. A assessora Vera Schneider fez diversas recomendações aos novos mutuários sobre como proceder em relação às suas futuras casas. "As casas da Cohab serão construídas com recursos dos governos federal, estadual e municipal, sendo 6 mil reais a fundo perdido e 3 mil a ser pago pelo mutuário em 72 parcelas mensais", explicou.

O Secretário Abel Schroeder salientou a importância da participação em eventos como o que aconteceu na última segunda feira. "Fazemos questão de estar junto com os municípios da região para atacar os pontos de maior carência", afirmou  explicando que Mafra tinha um déficit habitacional que está sendo sanado.

A primeira família a assinar o contrato com a COHAB foi a do agricultor Eloi Sebastião Mendes, da localidade de Butiá do Lageado. Casado há 8 anos com Verenice Kraschinski  Mendes e pai de uma filha de 3 anos, disse que construirá sua casa no terreno do sogro, na mesma localidade.  Ele seguiu os passos do pai que conseguiu ter sua casa própria somente há um mês, depois de mais de 30 anos de casado, graças ao programa Nova Casa. Até então a família do pai sempre pagava aluguel.  "Em Mafra muitas famílias não tem casa própria e agora,  graças à união da Prefeitura de Mafra com o Estado essas famílias vão poder progredir", afirmou o casal Mendes. Eles posaram para foto quando receberam o contrato assinado (foto).

Casas populares em Mafra

• A Prefeitura de Mafra assinou 264 contratos da COHAB para construção de casas populares, através do programa "Nova Casa". Estas podem ser construídas em loteamentos municipais ou em terrenos próprios, tanto na cidade como no interior.

• No final do ano passado foram entregues 30 casas  populares – das 264.

• Estão prontas para serem entregues outras 43 casas, totalizando 73 unidades – das  264. A entrega oficial deverá acontecer no início de fevereiro, após a instalação de rede de água. As novas unidades foram construídas nos Loteamento Iankoski, no bairro do Imbuial e em lotes próprios da área urbana e rural.

• Além dessas, o município conta com outras 4 unidades, a custo zero, que fazem parte do programa "Kit Casas de Madeira", conseguidas em parceria com a Promotoria Pública,  para atendimento às famílias em risco social.

• No final do ano passado iniciou a construção das 191 casas referentes aos novos contratos. Destas, 63 encontram-se na fase de primeira medição e o restante sendo iniciado. A previsão de conclusão é de 5 meses.

• O Município de Mafra participa do Programa "Nova Casa" do Governo do Estado desde 2005. Inicialmente foram contratadas 255 unidades. Posteriormente o número de contratos subiu para 264 e já foi anunciado pela Diretora Presidente da COHAB-SC, Maria Darci Mota Beck durante sua última visita ao município, a liberação de outras 500 casas.