Plantio de árvores marca semana do meio ambiente em Mafra

Educação ambiental junto a alunos da rede municipal e estadual de ensino, com o plantio de árvores nativas e exóticas será a tônica das atividades programadas pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, para a Semana do Meio Ambiente, comemorada de 1 a 5 de junho.  Na segunda-feira, (01/06), alunos da CEIM Vila Olsen acompanharam o plantio de mudas e ouviram sobre a importância de cuidar das matas, nascentes e riachos. O Secretário Carlos Laurentino Ferreira participou da ação destacando a necessidade do trabalho de educação ambiental iniciar pelas escolas, junto às crianças. "Pelo interesse que demonstram e pela empolgação elas contagiam todos os demais membros da família, formando uma corrente em favor da preservação", declarou.

O Plantio das árvores atingirá algumas praças de Mafra. No dia de ontem, foram plantadas algumas mudas na Praça em frente a Capela Mortuária, com a presença de alunos, professores e diretores da EEB Monteiro Lobato. No momento, equipe de meio ambiente da Prefeitura de Mafra solicitou aos alunos que ajudem a cuidar das mudas e que repassem a necessidade dos cuidados para os colegas da escola. Na próxima quinta-feira o plantio acontecerá na praça próxima à Igreja Ucraniana.

Pelo programa da secretaria do Meio Ambiente serão distribuídas 4 mudas das espécies Jacarandá Mimoso e Pata de Vaca Vermelha (Exóticas) e Sibipiruna e Canafístula (nativas) para cada uma das 33 escolas da rede municipal que farão o plantio junto com os alunos e com o acompanhamento pelo Engenheiro Florestal da Prefeitura.

Outras ações

A semana prevê outras atividades como a otimização do trabalho que já vinha acontecendo, de separação de materiais junto à Administração Municipal, devendo envolver todos os servidores municipais nas diversas pastas. Outra atividade será a distribuição de mudas de árvores nativas e exóticas na Praça Lauro Muller, no dia 5 de junho, no período da tarde. As mudas a serem distribuídas foram produzidas no horto municipal, com sementes adquiridas com recursos do Fumdema.