"Amadeus" será o próximo filme do Cine Clube Casa da Cultura

Os amantes da música e da arte terão a oportunidade de rever o premiadíssimo  "Amadeus", do diretor Milos Forman. Esse foi o filme escolhido para a próxima sessão do Cine Clube Casa da Cultura, que acontecerá no dia 18 de junho, às 19 horas, no Auditório Municipal.. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível.

A história do filme de Milos Forman, fala da vida e obra de Mozart. Passou-se no século XVIII, na Áustria e relata as peripécias da vida de um dos mais grandiosos músicos vistos até hoje, o grande gênio pianista e compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Tudo começa com a confissão de António Salieri, num hospício, dizendo que havia estado envolvido na morte de Mozart (seu ídolo sem comparação, mas que tanto invejava) e afirmando que tudo o que tinha feito, tinha sido impulsionado pela sua vontade de ser um grande compositor. Salieri não se conformava com o fato de que homens tão vulgares e ordinários pudessem alcançar tantos objetivos sem esforço e de que aqueles que trabalhavam e lutavam pelos seus sonhos, nada conseguiam.

Cine Clube

O Cine Clube Casa da Cultura é uma realização da Prefeitura de Mafra que tem por objetivo dar uma opção de lazer e cultura para a população. Ele proporciona a oportunidade para os amantes da arte do cinema assistirem pela primeira vez ou reverem clássicos que marcaram a história do cinema e que falam de arte. O filme de estréia foi Cinema Paradiso, do diretor Giuseppe Tornatore, que falava da paixão de uma criança pelo cinema. O ingresso é um quilo de alimento não perecível que sempre será destinado à Ação Social do Município.

Premiações

O filme Amadeus foi vencedor di versos prêmios, como:

– Ganhou 8 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (F. Murray Abraham), Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhor Roteiro Adaptado. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Tom Hulce), Melhor Fotografia e Melhor Edição.

– Ganhou 4 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme – Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator – Drama (F. Murray Abrahams) e Melhor Roteiro.

Recebeu ainda outras duas indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator – Drama (Tom Hulce) e Melhor Ator Coadjuvante (Jeffrey Jones).

– Ganhou 4 BAFTAs, nas seguintes categorias: Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Som.

Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (F.

Murray Abraham), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Direção de Produção.

– Ganhou o César de Melhor Filme Estrangeiro.

– Ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Contribuição Artística no Festival Internacional de Flanders.