Saúde de Mafra passará por diagnóstico gerencial

 

Como forma de estabelecer prioridades de ação e de aplicação de recursos, a Prefeitura de Mafra está realizando um diagnóstico gerencial do sistema de saúde do Município. O diagnóstico completo da saúde está sendo realizado há cerca de 20 dias e atende pedido do Prefeito Jango como forma de priorizar os trabalhos nos setores mais urgentes.  

Necessidade de reformas e ampliações

O Secretário Municipal  Wellington Bielecki explicou que  foi formada uma equipe de 5 pessoas que está visitando todas as unidades verificando as carências. "Vamos verificar  quais as unidades que necessitam de reforma ou ampliação, elaborar projetos e buscar recursos para aquelas que ainda não tem verba destinada", declarou.

Obras programadas

Segundo Bielecki já existem recursos federais e estaduais  destinados  para reformas ou ampliações de unidades de saúde em Mafra, exemplificando com a verba de R$ 80 mil do Governo do Estado para construção de espaço para atendimento aos pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis;  ou outras como R$ 100 mil para ampliação da Unidade de Saúde do Jardim América; outra  para construção para o Centro de Especialidades Odontológicas-CEO,  ou ainda para o  CAPS Casa Azul. "Estas obras já estão em programação", salientou o secretário.

Atendimentos médicos

Dentre as medidas adotadas  para elaboração  do diagnóstico, o secretário destacou a  realização, já em andamento,  de uma revisão e reorganização dos atendimentos médicos  nas unidades, além da revisão do processo de autorização de exames de laboratórios.

Estudo orçamentário

Quanto a questão orçamentária e financeira da secretaria, Bielecki explicou que está elaborando estudo visando detalhar onde e quanto está se gastando, para que se possa  melhorar a utilização dos recursos. Em paralelo busca modificar o modelo atual  de gestão da Secretaria Municipal de Saúde, o que deverá acontecer nos próximos 2 meses, com assinatura do pacto de gestão.

Farmácia do SUS

Também está em andamento a análise dos processos de compras e o abastecimento dos medicamentos e materiais da secretaria. "Estamos discutindo sobre a melhoria no gerenciamento de estoque dos medicamentos  para que não haja desperdício", explicou, salientando que hoje a situação da farmácia do SUS está regularizada, com os medicamentos sendo entregues regularmente. "Dentro de cerca de 15 dias chegará nova remessa de medicamentos", explicou Bielecki.  

Prioridades

Os resultados dos estudos e análises que estão sendo feitos serão apresentados ao Prefeito Jango Herbst, já com as prioridades elencadas.