Agentes comunitários e diretores recebem capacitação sobre a Nova Gripe

Agentes Comunitários da Saúde de Mafra, técnicos da área de saúde, além de diretores das escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram quinta e sexta-feira, 30 e 31 de julho, de capacitação sobre a Nova Gripe – Influenza A (H1N1) ministrada pela Enfermeira Denise Dallagnol responsável pelo Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde organizadora do evento. Esta capacitação orientou os participantes quanto às formas de contágio, sintomas da doença, formas de prevenção e como trabalhar as informações com a população. "É um novo vírus e devemos estar preparados para enfrentá-lo, principalmente nós, profissionais da saúde", comenta Denise.

Medidas preventivas

A Secretaria da Saúde está preparada para responder dúvidas da população, pois já adotou medidas preventivas e ações educacionais, como fornecer orientações nos postos do Programa Saúde da Família (PSF), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na Policlínica Central (SUS),  no Pronto Atendimento e nas visitas domiciliares dos agentes comunitários.

Um dos pontos abordados na capacitação foi quanto ao resgate de hábitos de higiene, os quais podem prevenir o contágio. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, descartar lenços de papel usados, evitar aglomerações e ambientes fechados, entre outros.

Os participantes receberam material para distribuição com esclarecimentos sobre a Nova Gripe e outro com as diferenças entre as gripes (comum e nova gripe).

Rede de Ensino

Profissionais de educação das escolas municipais, estaduais e particulares de Mafra também participaram na sexta-feira, desta mesma capacitação da Secretaria Municipal da Saúde, atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação de Mafra, para serem posteriormente repassadas aos professores e pais de alunos.

De acordo com a Secretaria de Educação as aulas serão mantidas normalmente e vão obedecer ao calendário escolar, não havendo orientações para suspensão. A única recomendação aos pais é a de que, se o aluno apresentar sintomas de gripe, este não deve ir à escola, evitando lugares com aglomeração de pessoas.

Plantão

O Setor de Vigilância Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Mafra está mantendo plantão (em conjunto com a Regional de Saúde) para que a população possa tirar todas as dúvidas sobre a nova gripe. Das 7 às 17 horas, atende no Núcleo Materno Infantil, ou pelo telefone 3642-6377. Após esse horário somente pelo (mesmo) telefone.