Saneamento básico de Mafra é discutido em reunião

O comitê supervisor do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mafra, composto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Obras, Seluma – Serviços de Limpeza Urbana de Mafra -, e Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento -, reuniram-se no último dia 16 de setembro com a equipe de engenheiros da empresa Sanetal Engenharia e Consultoria em Saneamento e Meio Ambiente para discutir sobre ações relativas ao saneamento básico da cidade.

Planejamento

A Sanetal Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura de Mafra via processo licitatório (Tomada de Preço n.º 003/09), vai fazer um diagnóstico da situação atual do município e em seguida elaborar um plano de saneamento básico. A elaboração deste plano cumpre o que diz a Lei n.º 11445/07 que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Em Mafra, o planejamento vai envolver o tratamento, a canalização, a distribuição de água, o esgotamento sanitário, a drenagem urbana e a destinação de resíduos sólidos urbanos.

Dentro de 150 dias a Sanetal Engenharia deve apresentar o plano de saneamento básico ao comitê. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano este plano trará benefícios para a cidade, que terá ações de saneamento básico definidas por um planejamento feito a partir de um diagnóstico preciso da situação atual.