Alunos da rede municipal assistem à palestra de Astronomia

 

2009 é o Ano Internacional da Astronomia e Astronáutica

Com o tema "A evolução do Universo", cerca de 200 alunos das 3as, 4as e 5 as/9 das escolas CEM Beija Flor, CEM Anjo da Guarda, EMEB General Osório, CEMMA e EEB Gustavo Friederich assistiram a uma palestra nesta quinta-feira, 03, na UnC, proferida pelo astrônomo e diretor do planetário do Colégio Estadual do Paraná, José Manoel Luiz da Silva. A iniciativa foi do Diretor do CEM Beija Flor, Iuri Belandrino e do Professor Valmor Henrique de Mello que trabalha com seus alunos um projeto de estudo que promove o desenvolvimento do tema astronomia – em novembro, cerca de 60 alunos, da 4ª e 5as/9 séries colégio estiveram em Curitiba para visitar o Planetário do Colégio Estadual do Paraná.

O universo em escala

A Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira, ressaltou a importância da palestra que dá a oportunidade aos alunos de conhecerem melhor as ciências e a astronomia. "A magia do nosso universo é algo encantador que pode despertar sonhos e alimentar a curiosidade de nossos alunos pela ciência". Ela também destacou que todos devem ter "cidadania planetária". "Ser consciente da nossa posição no planeta e contribuir para que todos convivam em harmonia e equilíbrio, com plena capacidade de desenvolver nossas potencialidades e talentos".

O palestrante que atentamente ouviu a Secretária, iniciou sua apresentação contextualizando a astronomia e astronáutica no tempo. Falou sobre a formação das estrelas e planetas, nossa origem cósmica e do avanço tecnológico da ciência. "Somos terrestres e celestes. Somos também via lacteanos, pois vivemos em uma galáxia", afirmou.

O astrônomo, que também trabalhou como observador da NASA, em 1969, no Projeto Apolo (missão que levou o homem à lua), mostrou às crianças que é fácil chegar às estrelas e até mesmo calcular o tempo que se levaria para chegar ao sol. "Se o Rubinho Barrichello pilotasse seu Formúla 1 a 350Km/h, levaria 50 anos para chegar ao sol", explicou. Na seqüência, mostrou as diferenças entre estrelas e planetas, a formação do universo até a teoria do Big Bang. O colega que o acompanhou, físico e professor de astronomia, Paulo Lago, enfatizou a importância da família na formação da pessoa, mostrando o lado sentimental da astronomia.

Via lacteanos

Na ocasião também foram entregues medalhas e certificados a 60 alunos do CEM Beija Flor pela participação na XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Para encerrar o evento, um grupo de dança da escola apresentou uma coreografia sobre o tema astronomia.

Para a aluna da 4ª série do CEM Beija Flor, Janaína Bandeira Inocêncio dos Santos, que participou da OBA, a astronomia é um tema já conhecido e destaca: "aprendi que o sol é um astro e fica bem longe da Terra".