Feira popular itinerante faz 1ª reunião com produtores

 

O Projeto Feira Popular Itinerante, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria do Bolsa Família com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realizou na manhã de ontem (21) no salão paroquial da Igreja Matriz, a primeira reunião  diretamente com produtores rurais que desejam participar do projeto, para iniciar um trabalho de implantação da feira.  

Além de explicações dos objetivos e dos parceiros do projeto, os produtores da agricultura familiar puderam iniciar discussões sobre algumas questões diretamente relacionadas à operacionalização das feiras, como por exemplo, dia, hora, definição de produtos nas barracas e preços.  "Esse foi o primeiro contato com alguns produtores. Outros ainda serão convidados a participar e a discutir sobre a infraestrutura", informou Ivan Dutra, secretário do Bolsa Família. Segundo ele, "para que a feira tenha sucesso precisamos ouvir os produtores". Dutra salientou ainda o total apoio do prefeito Jango Herbst e a sua preocupação tanto com as famílias vulnerabilizadas como com os pequenos produtores rurais. O Prefeito Jango considera como o grande benefício do projeto, o fato de que irá facilitar o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade e incentivar o consumo de frutas, hortaliças e demais produtos naturais para a população em geral, produzidos pelos agricultores mafrenses.

Neste ano a equipe do Bolsa Família já deu início ao processo para aquisição dos equipamentos e deverá ainda formar uma comissão municipal que irá deliberar sobre a feira, que possui os seguintes objetivos básicos:

– proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos produzidos agro ecologicamente;

– proporcionar à população vulnerável produtos de baixo custo e destinar o excedente dos produtos da feira para o Banco de Alimentos do município, eliminando assim o desperdício.

O Projeto da Feira Popular Itinerante conta com recursos no valor de R$ 150 mil, do MDS para a aquisição de barracas, balanças, utensílios, materiais como aventais e luvas, bandejas e para capacitação. Deverá contemplar 9 bairros, onde há maior concentração de famílias assistidas pelo Bolsa Família – devendo atender cerca de 3 mil famílias – e envolver 30 produtores cadastrados no BNAF/COARPA (Cooperativa Regional Agrícola de Pequenos Agricultores).

Para o secretário da Cooperativa, agricultor Rolf Grams, o projeto da feira será muito importante e os produtores poderão contar com uma estrutura completa de apoio. O representante da Coarpa, Wilson Kuiava disse que a feira é um grande desafio  e que a cooperativa vai participar junto. Para o secretário da Agricultura de Mafra, Omilton Pereira, o projeto está dando acesso para que o pequeno produtor possa comercializar sua produção. "O projeto é muito importante e deve ser valorizado e aproveitado pelos produtores".

Mafra está entre os 22 municípios brasileiros escolhidos para a implantação do Programa "Feiras Populares" e os dois catarinenses. O outro município é Campo Alegre. São parceiros do projeto a Secretaria Municipal da Agricultura, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar, a COARPA e Epagri (apoio).