Mafra é pioneira no Estado na implantação de incubadoras sociais

 

 

Economia solidária

 

Mafra é pioneira no Estado na implantação de incubadoras sociais

O desenvolvimento social foi a tônica da semana para as Secretarias Municipais do Bolsa Família e da Criança e Ação Social, que protagonizaram o início das discussões no Estado de Santa Catarina, sobre Economia Solidária. Para tanto convidaram o professor Anderson Arthur Rabello, Mestre em Tecnologia e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais, professor e gerente de incubadora de empresas do CEFET-MG e secretários municipais que esteve em Mafra para proferir palestras e conhecer a realidade local. Na Universidade do Contestado falou para acadêmicos dos cursos de administração e direito e visitou os projetos em desenvolvimento dentro do programa de incubadora municipal de fomento à economia solidária. Também participou do inicio das discussões sobre do movimento de concepção solidária e cooperativa com o foco da inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família, no auditório da Câmara de Dirigentes  Lojistas.  

Aos acadêmicos expôs o que são tecnologias sociais, trazendo à discussão a necessidade da criação de uma cadeia produtiva local para a produção de máquinas ou equipamentos que serão utilizados por grupos de pessoas que estejam à margem do processo produtivo.  Ele compartilhou experiências vivenciadas em regiões carentes como norte de Minas Gerais – Vale do Jequitinhonha – como o aproveitamento de frutas e verduras, no caso específico  tomate e  banana, que até então seriam desperdiçadas, difundindo o processo de desidratação do alimento. Também repassou experiências vividas nos Estados Unidos e França, paises que já estão discutindo um processo de desenvolvimento social em paralelo ao desenvolvimento econômico.

Inclusão

O Professor Doutor Anderson Arthur elogiou a iniciativa de Mafra e falou que o trabalho que está começando com a Secretarias do Bolsa Família e Ação Social é muito importante  para  a inclusão social. "Ele vai gerar acima de tudo a cidadania, a vontade de ter a sua própria renda e seu próprio negócio, e assim poder contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Município", declarou. Com as discussões acontecendo em diversos municípios, estados e países, Anderson acredita que brevemente estaremos em um novo modelo econômico, "um modelo mais justo, que distribui melhor a renda, onde todos participam e as tecnologias vão ser efetivamente apropriadas pelas comunidades." 

Discussão

Na última quinta-feira, 8 de abril,  as secretarias do Bolsa Família e da Criança e Ação Social apresentaram oficialmente para membros da sociedade civil organizada o projeto que segundo o secretário Ivan Dutra é pioneiro no Estado:  a "Estação Social", uma incubadora de desenvolvimento social que visa acelerar o processo de erradicação da pobreza no município, proporcionando a criação de empregos, geração de trabalho e renda, igual acesso ao crédito, além de treinamentos.

 

O Secretário Dutra explicou que para o desenvolvimento do projeto, o município buscou subsídios em outros estados, como Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em Mafra, a Incubadora social se destina às famílias beneficiárias do Bolsa Família, como forma de inseri-las no setor produtivo, agregando resultados aos valores dispensados às famílias atendidas pelo programa. O Município possui hoje 5.200 famílias cadastradas e 2.235 recebendo o Bolsa Família, que mensalmente movimento em torno de R$ 220.000,00 na cidade. No ano o Programa Bolsa Família, chega a movimentar através dos benefícios, até R$ 2.200.000,00 na economia local. O Projeto prevê ainda a realização de cursos diversos que deverão iniciar ainda no primeiro semestre de 2010.

Cursos

Alguns cursos já listados como prioritários, entre outros, para o primeiro semestre de 2010 são: Aprimoramento e Design em Customização e Corte/Costura, Tricô e Crochê, Colaboradora do Lar, Serviço de "Office Boy", Atendente de Portaria, Balconista de Loja, Agente de Limpeza, Cuidados Básicos com Crianças, Cuidados Básicos com Idosos e Portadores de Necessidades Especiais e Formação Continuada para Catadores de Material Reciclável.

Parcerias 

Para desenvolvimento do Projeto "Estação Social" Já estão articuladas parcerias de orientação na estruturação da Incubadora com pesquisadores da área de Universidades Federais e particulares do Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais bem como com a coordenação dos Programas das Políticas Sociais para Mulher da Prefeitura de Porto Alegre-RS e com a Coordenação da Qualidade da Produção Artesanal da cidade de Gramado-RS, além da UnC, CDL, SEBRAE, SENAI, Amplanorte, SICOB, CEF e  demais secretarias municipais.