Procon alerta: Olho Vivo ao fazer compras em Supermercados e Mercearias
Quantas pessoas já se aborreceram na hora de pagar as compras no supermercado ou mercearia e notaram que algum produto foi cobrado com preço maior ao da etiqueta ou maior que o cartaz da oferta? E quantas já pagaram a mais e nem notaram?
Em nossa cidade isto ocorre por diversos motivos, que podem ser:
– Erro do sistema de informação do estabelecimento; a etiqueta diz um preço e o código de barras o qual foi registrado no sistema diz outro. Lembrando que sempre será válido o que diz a etiqueta do preço ou cartaz de oferta.
– Erro do caixa; as vezes na hora de registrar o produto o código de barras está ilegível e o funcionário que opera o caixa tem que fazer manualmente e pode ocorrer erro ao digitar o valor do produto.
– Na hora de entregar o troco; principalmente com moedas, não tenha presa de conferir o troco. Se o estabelecimento não dispor de moedas necessárias, principalmente a de um centavo, o troco deve ser a maior. Jamais aceite que o funcionário diga que vai ficar lhe devendo ou queira lhe dar balas como troco. Bala não é moeda de compra, dificilmente você irá comprar algo e pagar com balas e estas para o estabelecimento, custam menos que um centavo ou podem não ter nenhum custo.
É importante na hora da compra de vários itens ter o hábito de usar uma calculadora e ir fazendo a soma corretamente, não esquecendo dos centavos, para que ao chegar no caixa, a sua soma seja igual ao registrado na máquina. Havendo divergência, peça ao caixa que cancele aquele registro e volte a somar novamente todos os produtos juntamente com você.
Observe sempre a validade dos produtos. Nem sempre o estabelecimento age com má fé em querer vender produto vencido pois o proprietário sabe dos riscos à saúde de seus clientes e sabe que pode ser extremamente oneroso em caso de indenização, pode aí ocorrer falha no controle. Caso você note produto vencido, imediatamente comunique o Gerente do estabelecimento e exija a retirada do mesmo da prateleira na sua frente. O mesmo vale para produtos que sofreram descongelamento, o que é muito perigoso para a saúde. Se o estabelecimento continuar a vender produtos com data de validade vencida, denuncie para o Procon, para a Vigilância Sanitária ou Ministério Público.
O Procon de Mafra atende na rua Marechal Floriano Peixoto, 85. Telefones para contato – 3642-5822 e 3642-4378.
Procon de Mafra