Mafra já está vacinando contra gripe H1N1

 

  • Crianças, gestantes e portadores de problemas renais crônicos estão entre os grupos prioritários

 

Todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Mafra já estão vacinando contra a gripe H1N1, as pessoas dos grupos prioritários. O objetivo para 2016 é imunizar 14.825 pessoas, com a meta de 80 % da cobertura. O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde orienta comparecer às unidades portando a carteirinha de vacinação. Objetivo da Campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. Sábado, dia 30 de abril, será o Dia D da vacinação.

 

Devem tomar a vacina contra H1N1 crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário, além de adolescente e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Durante a campanha,  a apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades, exceto para aqueles já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas nas unidades de saúde.

 

As unidades de saúde distribuídas nos bairros e centro da cidade permanecem abertas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas e no sábado, dia 30, o horário é das 8 às 17 horas. Informações pelo telefone 3642-5867.

 

H1N1 – Sintomas

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

H1N1 – Modo de transmissão

A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir.

Transmissão também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

H1N1 – Cuidados

Os Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:

 – Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);

 – Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;

 – Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

 – Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;