Engenheiro da Prefeitura explica cálculo do IPTU
Para explicar à população os cálculos utilizados pela Prefeitura de Mafra para estabelecer os valores aplicados no IPTU de 2010, o funcionário efetivo do município há 30 anos, Engenheiro Valdir Ruthes participou na última terça-feira, 18, de programa de radiojornalismo, esteve na sessão ordinária da câmara e ainda de reunião com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Rio Negro e Mafra.
Munido do Código Tributário de Mafra, de 11 de novembro de 1999, que começou a vigorar a partir do ano 2000, o engenheiro discordou das afirmações de que em Mafra não há lei para a cobrança do IPTU. Salientando que toda a ação do Executivo segue o Código Tributário, que é a lei nº. 2359, de 11/11/1999, vigente sobre o tema.
Defendendo que não houve aumento do IPTU, mas somente a correção monetária, foi enfático ao declarar que o cálculo do IPTU de 2010 está tecnicamente perfeito e juridicamente legal.
Valdir Ruthes tentou exemplificar os cálculos, utilizando exemplos concretos, demonstrando os valores venais dos terrenos e das edificações, bem como o emprego da planta genérica de valores e parâmetros e coeficientes que valorizam ou desvalorizam os imóveis.
A exemplo das explicações apresentadas na Câmara de Vereadores de Mafra e em programas de radiojornalismo, o Engenheiro Valdir Ruthes participará novamente de reuniões na Associação Comercial e Industrial de Mafra e Câmara de Dirigentes Lojistas de Mafra e Rio Negro.