4º passeio de turismo rural de Mafra encantou turistas

roteiro incluiu almoço com pratos da culinária típica do campo

O Conselho Municipal de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, UnC-Mafra e Asaprima, realizou no dia 21 de agosto, sábado, mais um circuito de agroturismo nas localidades de Vila Ruthes, Campo da Lança e Espigão do Bugre. Cerca de 40 pessoas puderam desfrutar de um dia agradável com direito a um almoço típico do campo. O cardápio, elogiado pelos participantes, incluiu macarrão caseiro, revirado de couve, arroz branco, batata doce caramelizada, cenoura ao molho branco, saladas, carnes (costela assada e galinha caipira), sobremesas (sagu e arroz doce) e sucos variados.

Foram visitadas as propriedades que participaram do programa de agroturismo desenvolvido pelo IELUSC, BNAF e COMTUR e que já possuem estrutura para receber o turista. Pela manhã, abrindo o circuito, foi visitado o Cantinho da bolacha, no Campo da Lança – propriedade de Maria José Simette. No local os visitantes degustaram e compraram bolachas caseiras.  Em seguida, uma parada no Apiários Sauer, de Lauro Sauer. No local, os turistas puderam adquirir mel de qualidade e conhecer o processo de produção. Os produtos são comercializados em nossa região e exportados para a Alemanha.

Comida típica campestre

A hora mais esperada pelos participantes também foi a mais saborosa. A parada para almoço na Propriedade de Sidnei e Otília Lima, no Espigão do Bugre, reavivou o olfato e paladar de todos. O cheirinho da comida do campo abriu o apetite de todos, só saciado após as deliciosas sobremesas. No local, também, puderam ser adquiridos produtos coloniais como geléias, embutidos e frios. Os visitantes puderam passear à cavalo, charrete e pescar, enfim desfrutar do contato com a natureza.

Após o almoço, mais uma parada, na Capela – Patrimônio Histórico de Vila Ruthes – um local de reflexão e contemplação. Em seguida, foi a vez da visita à Casa do Artesão – propriedade da artesã Doralice Horn -, na Vila Ruthes. A casa, além de apresentar ricos detalhes e obras do saudoso artesão Meinrad Horn, é o local de trabalho da esposa, que confecciona peças artesanais utilizando como matéria prima a palha de milho e a madeira. As obras são conhecidas nacional e internacionalmente.

Finalizando o passeio, a última parada foi na propriedade rural da Família Machado – local que apresenta amplo espaço natural onde os visitantes puderam fazer passeios em meio à mata nativa. Os visitantes também participaram de um programa típico das propriedades rurais com roda de chimarrão, acompanhada de gaita e violão, passeio à cavalo e torneio de laço.

Palavra de anfitrião

A artesã Doralice Horn, que recebeu os visitantes em sua casa, disse que é muito gratificante fazer parte do roteiro de turismo rural. "Moro no interior e muitas pessoas de Mafra não conhecem nosso trabalho, e fazendo parte do roteiro de agroturismo, passam a conhecer". Além disso, acrescenta ela, "quando as pessoas vêem o trabalho, ficam maravilhadas". O artesanato em palha produzido por Doralice e sua equipe está à venda na loja Assuarte e na Prefeitura de Negro Seminário Seráfico.

Próximo passeio

Segundo informações da organização, o próximo passeio deve acontecer em outubro, que já conta com uma lista de espera de participantes. "Do ponto de vista turístico isto é extremamente positivo, pois o interesse e a participação da comunidade são determinantes na efetivação do turismo. São os turistas que sustentam economicamente esta atividade", comentou a vice-presidente do COMTUR, Eliane Vila Lobos Strapasson. Ela também disse que "isso mostra que a comunidade riomafrense valoriza e prestigia os eventos locais, bastando criar oportunidades e levar ao conhecimento da população". Eliane informou ainda que em breve será lançado um folder da rota turística – uma parceria entre o COMTUR e Curso de Relações Públicas da UnC/Mafra.

Informações sobre os próximos passeios podem ser obtidas com a Diretoria do COMTUR pelo telefone (47) 8433-0503; (47) 9935-6567 ou na Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, no (47) 3642- 0488.