Mafra testa nova tecnologia para substituir revestimentos na rua Ramiro Ruthes

 

 

A Prefeitura de Mafra está realizando através da Secretaria de Obras,  teste de um novo sistema de estabilização de solos, em substituição aos revestimentos primários comuns das vias públicas. O Objetivo é minimizar os problemas de pó ou lama e ainda diminuir os custos de manutenção das estradas.

Trata-se da utilização da tecnologia COM-AID – CBR – PLUS, um produto desenvolvido na África do Sul para a construção de estradas e ruas sem pavimento. A nova tecnologia pretende permitir além da construção de ruas naturais a baixo custo, ainda a diminuição de gastos do dinheiro público, com a reposição de cascalho, pedras ou saibro.

A primeira aplicação está sendo feita na rua Ramiro Ruthes, via de acesso à estrada principal do Espigão do Bugre. Ao todo serão tratados cerca de 2 mil metros de estrada, desde o final do asfalto da rua Ramiro Ruthes, até o trevo do Espigão do Bugre e Vila Ruthes, passando pelo Centro de Evento Raízes da Tradição.

 

Segundo informações do Prefeito Jango Herbst, a COM-AID tem se apresentado  como uma forma eficiente e rápida de construção de caminhos utilizando solos naturais em substituição ao revestimento primário. Ele explicou que não é anti-pó, nem recapeamento asfático, mas sim um tratamento que pretende solucionar problemas comuns como lama e buracos, mantendo os caminhos estáveis com as chuvas e reduzindo em 80 por cento o desprendimento de pó em dias secos.

 

O Secretário de Obras, Valdemar Goffi destacou  que os municípios de São Bento do Sul e Canoinhas também estão testando essa nova tecnologia – desenvolvida para  amenizar os problemas vividos pelos gestores públicos para a manutenção de estradas sem pavimentação. "Caso essa tecnologia  comprove eficiência, aí sim poderemos pensar em soluções mais definitivas para as estradas do interior e dos bairros de Mafra", afirmou.