Cursos de Bovinocultura de Leite e Horticultura Orgânica iniciam em Mafra

• Ambos estão sendo ministrados pelo  Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR

Com a finalidade de levar informações técnicas e práticas e assim qualificar ainda mais o produtor rural, a Prefeitura de Mafra deu início nesta semana às primeiras turmas de Bovinocultura de Leite e Horticultura Orgânica, na localidade de Irara.  Cada turma é formada por 15 alunos,  abrangendo as comunidades de Irara, Bela Vista do Sul, Butiá dos Tabordas e Ribeirãozinho . O curso de Bovinocultura de Leite somará 200 horas/aula e o de Horticultura orgânica 160 horas/aula.

Os cursos são desenvolvidos pelo PRONATEC  Brasil sem Miséria, do Ministério do

Desenvolvimento  Social – MDS, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –SENAR.

Ao dar início aos trabalhos da primeira turma – Bovinocultura de Leite – a Supervisora  Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem -SENAR  Carine Weiss Carneiro   disse estar orgulhosa pois Mafra formou a primeira das 24 turmas a serem trabalhadas em todo o Planalto Norte Catarinense.  Explicou ser um enorme desafio pois a meta do SENAR é  multiplicar a produção de leite da região.

Grande passo

A Secretária da Criança e Ação Social, Katia Aparecida Borges agradeceu a participação dos produtores e disse ser esse um grande passo para atingir  o objetivo maior  que é a melhora da produção e produtividade  nas propriedades.

O Secretário da Agricultura, Vendelino Skonieski  destacou a parceria com o SENAR  e alertou para a necessidade de aumentar a produção leiteira na região, que caiu em cerca de 50 por cento nos últimos 20 anos. Desejou sucesso aos presentes e explicou sobre o programa que está sendo desenvolvido através da Associação dos Municípios do Planalto Norte, chamado  Planorte Leite, idealizado no ano passado,  quando o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze era presidente da entidade.

A  coordenadora do PRONATEC  em Mafra, Araci Turchen Makohin destacou a boa receptividade da comunidade de Irara e desejou que os produtores aproveitem ao máximo os cursos. “Foi a união da comunidade que possibilitou a formação das turmas”, declarou.

Melhora da produção

O produtor de Irara,  Marcos Wilner que já está na atividade  há 15 anos e cuja propriedade produz entre 7 e 8 mil litros por mês está participando do curso de bovinocultura leiteira. Ele  busca a qualificação profissional e tem a expectativa de melhorar  a produtividade do seu rebanho.

Material  de trabalho

Os produtores participantes dos cursos receberam  kits de materiais compostos de mochila, penal  – com lápis, borracha e caneta – e  livros didáticos, além de  equipamentos de proteção individual – boné, bota, protetor solar e luvas com proteção.