Cultura de Mafra atende 1074 alunos nas oficinas gratuitas de arte e música

 

A Prefeitura de Mafra proporcionou em 2010, aulas gratuitas de arte e músicas para 1.074 alunos, com idade entre 5 e 80 anos, que freqüentaram as oficinas ofertadas através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo,  em parceria com a Associação Amigos da Cultura Mafrense. Também através do  projeto foi oportunizado um professor que ministra aulas na sede da AMADEV para 10 alunos com deficiência visual.  Além disso, prestou  atendimento para as crianças da Casa de Passagem e para os frequentadores da Casa Azul.

Durante o ano foram realizadas turmas semestrais que formaram  512 alunos no primeiro e 562 no 2º semestre, esta última com a formatura que aconteceu no dia 01 de dezembro, no ginásio de esportes Tutão, com apresentações musicais, dança e exposição de peças confeccionadas no período do curso.

2011

Para o próximo ano, a intenção da Secretaria é manter a parceria com a associação e ampliar a oferta de cursos. Segundo a diretora de Cultura, Kátia Lansky, além das oficinas já existentes, pretende-se ampliar o atendimento para o turno da noite e fazer com que as oficinas cheguem até o interior do município uma vez por semana.  "Além disso pretendemos ofertar três novos cursos, de capoeira, ginástica para mulheres e educação vocal", anunciou.

Para a professora de arte, que trabalha com pintura em tela, desenho e giz pastel, Alaídes Schreiner  – delegada de cultura de Mafra – as oficinas são uma forma de oportunizar a descoberta de novos talentos. "Existem muitos talentos que não são revelados, muitas vezes devido às condições financeiras e, como as oficinas são gratuitas, elas dão oportunidade a que todos os mafrenses possam se expressar", afirmou. 

Sobre a manutenção do projeto das oficinas para o próximo ano ela disse ser fundamental, inclusive ampliando os espaços, abrindo novas turmas e, se possível, indo para o interior do município, como se pretende. "Esse é o caminho. O incentivo à arte já está acontecendo e deve continuar", declarou.