Projovem Adolescente incentiva iniciação ao estágio profissional

O programa Projovem Adolescente da Prefeitura de Mafra e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Criança e Ação Social encaminhou seus participantes para entrevistas de bolsa-estágio. Segundo a coordenação do Projovem, estas oportunidades surgiram em decorrência dos integrantes cumprirem a participação nos coletivos, freqüentarem regularmente o ensino médio e atenderem ao perfil exigido para as funções a desempenhar. Um dos eixos do Programa é a preparação para o mercado de trabalho, e a partir desta ação, cinco adolescentes já estão fazendo seu primeiro estágio. Para a Secretária da Criança e Ação Social, Áurea Bastos Davet, é dever da Secretaria auxiliar os jovens. "Seja na conquista de uma colocação profissional ou na construção de boas relações sociais no trabalho, prezamos pelo direito fundamental de cada um, que é o de exercer sua cidadania", completou Áurea.

Público-alvo

O público do Projovem Adolescente é o jovem entre 15 e 17 anos, que frequenta a rede escolar (regular ou EJA) e sejam oriundos do Programa Bolsa Família, ou egressos de programas socioassistenciais como PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), PAIA (Programa de Atenção ao Adolescente em Conflito com a Lei) e programas de medidas protetivas.

Palavra de jovem

Diego Veiga Cardoso (foto), de 16 anos e estudante do 3º ano do ensino médio, participou do Projovem em 2009 e 2010. Ele contou que este ano foi convidado pela coordenação do programa para fazer estágio e prontamente aceitou o convite. Diogo trabalha na recepção da Secretaria da Criança e Ação Social, realizando atendimento ao público. "Este estágio é importante, pois pode abrir portas para o meu futuro", disse. Ele explicou também que com o valor que receber da bolsa-estágio, vai economizar para fazer faculdade de educação física.

A Secretaria Municipal da Criança e Ação Social fica na Rua Pedro Kuss, s/n, antiga estação ferroviária. O telefone é 3643-7181.