Executivo mafrense recebe membros do Núcleo Extencionista Rondon da UDESC

Equipe trouxe proposta para participação de Mafra em 2014

Com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento sustentável do conhecimento acadêmico, cultural e social, membros do Núcleo Extencionista Rondon (Ner) da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), estiveram na manhã desta quinta-feira, 12, reunidos com o Prefeito de Mafra, Roberto Scholze e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernani Antonio Kvitschal Junior, para apresentar o projeto de extensão universitária.

O coordenador de Extensão da UDESC, Alfredo Balduíno Santos, mostrou ao Executivo Municipal as atividades desenvolvidas pelo núcleo desde sua criação em 2010, até hoje. "Este projeto é organizado pela reitoria de extensão, cultura e comunidade da UDESC e já está na quinta edição", disse Santos. Ele contou ainda que já participaram 770 pessoas, entre acadêmicos e técnicos/professores, envolvendo 44 municípios catarinenses. "Colocamos os alunos na rua para terem contato com a realidade do nosso país", acrescentou.

Proposta

O Núcleo propôs a realização de atividades em Mafra no período de 12 a 22 de fevereiro de 2014. Solicitou ao Prefeito que indicasse as áreas que necessitam de apoio, nas quais os acadêmicos possam atuar. O Prefeito designou Ernani Kvitschal para coordenar esta ação localmente e fazer o intercâmbio com o Ner. O coordenador de Extensão da UDESC explicou ainda que a Prefeitura deve dar em contrapartida alojamento e alimentação para os 25 acadêmicos e mais dois técnicos da UDESC durante a permanência dos mesmos no município. O Prefeito acenou positivamente quanto a esta solicitação e aderiu ao projeto. "Neste projeto acredito que todos ganham: comunidade, município e acadêmicos, todos unidos pelo bem estar da população", destacou Scholze.

Vivência

O projeto da UDESC segue os moldes do Projeto Rondon, criado em 1967, do Governo Federal. O Ner atua nas áreas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho. O trabalho desenvolvido pelas equipes formadas de acadêmicos e professores contribui para a formação do universitário como cidadão, integrando-o ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do país.

O projeto do Núcleo Extencionista Rondon (Ner) da UDESC conta com o apoio da Universidade Estadual de Roraima, Universidade de Brasília, Faculdade Projeção, Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, UFCSPA, Novafapi Faculdade, UFFS e UEPG.

Para saber mais sobre o projeto: www.udesc.br/ner