Vigilância Sanitária de Mafra alerta na hora de comprar
Com a chegada da semana santa, aumenta o consumo de peixes e chocolates na dieta dos mafrenses. Para não ter nenhum problema de saúde, decorrente dessa mudança de hábito alimentar, a Vigilância Sanitária de Mafra alerta que o consumidor deve tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, até o preparo desses alimentos.
No caso de chocolates deve-se observar:
– se os ovos de páscoa, bombons e os tabletes de chocolate estão armazenados em locais frescos e arejados. Verifique ainda se não há a incidência direta da luz solar ou contato com a umidade;
– verificar se as embalagens não estão deterioradas ou violadas (com furos ou amassados);
– verificar se na embalagem consta o registro no Ministério da Saúde e Anvisa;
– a embalagem deve conter as informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante, informação nutricional, dentre outros;
– no caso de ovos com brinquedos, verificar a faixa etária indicada na embalagem e se o mesmo possui o selo do INMETRO.
No caso de peixes:
A principal preocupação deve ser em relação às condições de armazenamento e higiene do produto. No supermercado, o pescado deve estar exposto em balcão frigorífico, e na feira, envolto em gelo picado, sempre protegido do sol e de insetos. O feirante ou vendedor deve usar luvas e avental ao manusear o produto.
Quanto a peixes congelados e vendidos em embalagens é necessário verificar se o produto tem selos de inspeção federal ou municipal, data de acondicionamento e prazo de validade. Outro fator a ser observado é a aparência. Basta pressionar os dedos para constatar a firmeza da barriga do peixe e ver se os olhos estão brilhantes e salientes. Também é preciso checar se as guelras estão vermelhas e se as escamas estão presas ao corpo.
Outros frutos do mar:
No caso do camarão, estes devem ser firmes e com a carapaça presa ao corpo. O cheiro deve ser o característico do produto. Quanto a lulas e polvos, deve-se adquirir os de cores mais claras, pois são os mais frescos. Já para os mexilhões, mariscos e ostras, a orientação é comprar moluscos in natura. Já para o marisco desconchado, este deve possuir o selo do serviço de inspeção.
A Vigilância Sanitária de Mafra fica na rua Mathias Piechnick, 146 e o atendimento acontece diariamente das 7h30 às 18 horas, sem intervalo para almoço. O telefone para contato é 3642-8708.