Prefeitura de Mafra economiza mais de R$ 4 milhões na compra de medicamentos

No início deste mês, foi realizado o primeiro processo licitatório totalmente eletrônico no Município, atendendo uma determinação do Prefeito Jango Herbst. Como acontece anualmente, a compra foi uma solicitação da Secretária de Saúde, Maria Beatrice R. dos Santos, gestora do Fundo Municipal de Saúde.

O pregão eletrônico teve por objeto o registro de preços para aquisição de medicamentos e seringas destinados à população atendida pela Secretaria Municipal da Saúde, com recursos do Fundo Municipal de Saúde, pelo período de um ano.

Os valores inicialmente estimados a serem pagos em medicamentos este ano, conforme cotações contidas nos autos do próprio processo eram de aproximadamente R$ 6.452.061,15. Entretanto o montante final ficou em R$ 2.232.697,69, gerando uma redução dos valores inicialmente avaliados de R$ 4.219.363,46, conforme demonstrado no gráfico comparativo (vide ilustração).

O Procurador responsável pelas licitações do Município, Allan Leon de Mello, destaca que com a implantação do pregão eletrônico percebe-se mais facilmente a economia dos recursos públicos. "Este tipo de procedimento será uma constante nas aquisições públicas que assim comportarem tal método", disse.
Os trabalhos concernentes ao pregão eletrônico foram desempenhados pelo Departamento de Licitações e Contratos em conjunto com o Procurador.