Boas práticas para manipulação de alimentos são apresentadas em curso
A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o SEBRAE e ACIM realizaram nos dias 04 e 05 de maio a primeira capacitação do Projeto de Turismo "Trilhos e Caminhos do Contestado", no auditório da ACIM. Cerca de 30 pessoas entre trabalhadores ligados à área gastronômica, hoteleira e agricultores, participaram do "Treinamento para Manipuladores de Alimentos". O objetivo do curso foi o de repassar informações sobre alimentos seguros e como proceder e colaborar para uma boa prática nos estabelecimentos, produzindo alimentos de qualidade. A consultora do Sebrae na área de segurança de alimentos, Regiane Quadro foi a instrutora do curso.
Conteúdo
Com o intuito de atender à RDC 216 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária -, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, o curso abordou temas relacionados à contaminação alimentar, controle de higiene (pessoal e ambiental), controles na produção de alimentos e noções gerais sobre a RDC 216. O curso teve duração de 8 horas e fornecimento de certificado (prazo de validade de dois anos).
Participantes
No curso havia pessoas do centro e interior de Mafra, além de participantes de outros municípios, como é o caso de Geicieli Duffeck de Souza Worell, ajudante de cozinha, que veio de Itaiópolis para freqüentar o curso. "As explicações foram claras e o tempo no curso foi produtivo. Vou aplicar o que aprendi no meu trabalho", disse.
Outras participantes como Patrícia Pscheidt e Luciana Schapleski, chapeiras e ambas de Mafra, fizeram a capacitação visando o aperfeiçoamento de seus conhecimentos. "O curso ajuda bastante e a Vigilância Sanitária exige. Aplicaremos as novas idéias para administrar nosso trabalho", explicaram.
A agricultora e feirante Inês Peters que vende seus produtos (pães, broas, bolachas e verduras) nas feiras itinerantes de Mafra, disse que o curso serviu para mostrar o certo e o errado na manipulação de alimentos. Ela acrescentou ainda que o que aprendeu usará tanto no trabalho, quanto nos afazeres domésticos.
Segundo informações da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, devido à grande procura por este primeiro curso, está prevista a formação de nova turma para posterior capacitação, ainda no primeiro semestre deste ano. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria pelo telefone 3642-0488.