Qualidade na alimentação escolar em Mafra foi tema de reunião

 
  • Encontro reuniu produtores da agricultura familiar, conselheiros municipais de alimentação escolar e representantes da Secretaria de Educação de Mafra

 

Merenda escolar cada vez mais saudável e de qualidade. Esse tem sido o objetivo da Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria de Educação, nos últimos anos. E esse foi também o objetivo do encontro que reuniu produtores da agricultura familiar, membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar,  representantes da Secretaria de Educação, Epagri, Cooarpa, ACI, entre outras entidades, realizado na manhã de sexta-feira, 13, na Associação dos Servidores Públicos Municipais de Mafra- ASPEM.  

 

O encontro foi idealizado pelo Conselho Municipal de Alimentação escolar, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, com a finalidade de promover a conexão entre a agricultura familiar e a alimentação escolar, incentivando e oportunizando mais um mercado ao pequeno produtor rural de Mafra e ainda garantindo a alimentação saudável às crianças e jovens em idade escolar.

 

Por força da Lei nº. 11.947, de 2009, o município deve aplicar 30 por cento dos recursos destinados pelo Governo Federal para a alimentação escolar, especificamente para aquisição de produtos da Agricultura familiar.

 

Qualidade

A alimentação escolar nas unidades  da rede municipal de Mafra já é tida como excelente, pois investe acima dos índices exigidos por lei, em alimentos da agricultura familiar. Segundo informações da Nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria  Municipal de Educação, Giovana Andréa Zanini Kundlatsch, em 2010 o município já superou a meta dos 30% previstos na Lei 11.947,  investindo 49% em alimentos originários da Agricultura Familiar, produzidos em Mafra. "A meta é investir ainda mais", explicou a Nutricionista.

 

A Secretária de Educação, Marise Valério Braz de Oliveira destacou a importância da união de forças entre agricultores, conselheiros e os gestores, em prol de uma alimentação escolar cada vez mais saudável. Ela salientou  o apoio recebido do Prefeito Jango Herbst para a qualidade da educação hoje vivenciada em Mafra. "Se atingimos cerca de 50% (quando por lei a meta é 30%) na compra de alimentos da agricultura familiar, foi graças ao apoio do Prefeito Municipal que já acenou com a intenção de investir o valor total repassado pelo governo na  aquisição de produtos de Mafra", afirmou, salientando a parceria com a Cooarpa, produtores e Conselho. "Mafra tem avançado e muito na alimentação escolar, mas precisamos sempre melhorar e para que isso aconteça precisamos da união de todos", afirmou. Ela concluiu que "o aluno  tem o direito de receber  uma alimentação  saudável e de qualidade e isto está acontecendo graças ao trabalho unido de todos que aqui estão".

 

Somente na merenda escolar os investimentos feitos pelo município em 2010 foram superiores a 500 mil reais  em gêneros alimentícios, proporcionando uma alimentação de qualidade para todos os alunos da rede municipal de ensino, considerada como referência em qualidade no planalto Norte Catarinense.

 

Meta de 100%

O Presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Nereu Martins Carvalho disse que a meta é investir  100 por cento dos recursos destinados pelo Governo Federal para a alimentação escolar, adquirindo produtos da terra.  Sobre o Conselho, explicou que é ele 100 por cento atuante. "Cumprimos rigorosamente o que o Governo determina. Visitamos as escolas, acompanhamos  os cardápios da merenda escolar e  a utilização das verbas  federais para a aquisição dos alimentos", afirmou.

 

Após a solenidade de abertura da reunião,  o Engenheiro Agrônomo da Epagri, Geraldo Pilatti palestrou sobre "Diversificação de culturas,escalonamento de produção e produtos orgânicos".  Durante o evento foram expostos produtos da agricultura familiar comercializados através da Cooarpa, artesanatos e ainda os trabalhos e roteiros culturais, pelo COMTUR.

A realização foi uma parceria entre a Prefeitura de Mafra e Conselho Municipal de Alimentação escolar, com apoio da Cooarpa, Epagri, ACI, Secretarias da Criança e Ação Social e Agricultura e COMTUR