Amanhã tem mobilização contra abuso e exploração de crianças e adolescentes

 

Amanhã, dia 18 de maio, é o dia em que o Brasil todo se mobiliza para combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Em Mafra, as manifestações contra esse tipo de violência se darão por meio da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social – CREAS, com distribuição de panfletos divulgando os números para denúncias e a realização de palestras para as famílias. As panfletagens acontecerão nos semáforos das praças Hercílio Luz e Lauro Muller, às 14 horas, com apoio do programa Pró-Jovem. Já a palestra será proferida no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS da Vila Ivete, pela Assistente Social, Luciane Machado, também às 14 horas.

Em Mafra, somente neste ano, dos 53 atendimentos feitos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) – que oferece serviços de proteção a indivíduos e famílias vítimas de violência, maus-tratos e outras formas de violação de direitos – 10 deles referem-se a algum tipo de violência ou assédio contra crianças e adolescentes.

O CREAS presta atendimentos psicológicos, jurídico e em assistência social tanto às vítimas e seus familiares, quanto aos agressores e familiares. Possui no seu quadro funcional 3 Psicólogos,1 Advogado e 1 Assistente Social. 

18 de maio

O dia18 de maio  é marcado por um crime que aconteceu no dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, quando a criança Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para ser encontrada seis dias depois, já sem vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei Federal nº. 9970/00.

Conforme denuncia o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre as diversas manifestações de violência contra crianças e adolescentes, as mais incidentes são o abuso sexual praticado por integrantes da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Para mudar esta realidade de violência, as atividades propostas para o dia 18 de maio visam combater o silêncio e a indiferença da sociedade em relação ao tema.

Disque denúncia

O panfleto a ser distribuído na tarde desta quarta-feira, questiona "de que lado você está?" e fornece os telefones para denúncias, quais sejam:

Secretaria daCriança e Ação Social de Mafra – 3643-7181;

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – 3642-7167;

Conselho Tutelar – 36424734;

Delegacia da Mulher – 3642-0123;

Disque 100