Estacionamento Rotativo: Necessidade ou opção?

Um assunto que vem sendo debatido desde o ano de 2010 pelas lideranças municipais é o que diz respeito à implantação do Estacionamento Rotativo na área central de do nosso Município.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o Departamento de Trânsito com o intuito de dar um posicionamento aos questionamentos recebidos apresentaram no início de 2011 à ACI – Associação Comercial Industrial de Mafra, um projeto preliminar de implantação do Estacionamento Rotativo contendo a forma e abrangência do mesmo.

Segundo informações do departamento de trânsito da Prefeitura, na seqüência a Câmara Municipal convocou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e o próprio  Departamento de Trânsito, para que em audiência pública, repasse a referida proposta aos munícipes. "Como resultado dessa audiência, recebemos novo convite, agora da comissão de transportes do legislativo municipal, para que fossem feitos ajustes e adequações, as quais foram acatadas e alteradas no projeto pelos órgãos responsáveis, para então entrar em discussão e votação", explicou.

Agora aguarda-se um posicionamento do legislativo, pois o sistema de Estacionamento Rotativo tem por objetivo criar a rotatividade de veículos nas áreas de grande atividade comercial em nosso município, o que não justifica a implantação de alternância no estacionamento seguido do rodízio de final de placa, sugerido por alguns vereadores. "Isso tornaria um problema para os usuários que utilizam seus veículos para outros fins, sendo uma incoerência e até uma afronta à população visto que nosso município está longe de chegar ao porte de São Paulo, pois nem mesmo a capital paranaense, sendo uma metrópole, utiliza deste recurso", explicou o diretor Haroldo Heyse.

Após ter sido analisado o espaço público, verificou-se que o mesmo é utilizado exclusivamente por uma pessoa gratuitamente e por muitas horas, incorrendo em gastos e perda de tempo na procura de uma vaga. Por isso é importante um posicionamento da Câmara de Vereadores favorável ou não, por que hoje vemos uma verdadeira disputa entre aqueles que querem circular e os que procuram estacionar.