Dia Mundial do Meio Ambiente: Gincana na Prefeitura de Mafra arrecada mais de 5 toneladas de material reciclável

• Servidores públicos se empenharam nesta empreitada de conscientização ambiental para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho)

A gincana promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra foi um sucesso, arrecadando 5510 quilos (cerca de 5 toneladas) de lixo reciclável. Os servidores municipais lotados no prédio da Prefeitura se empenharam na coleta de lixo reciclável. Durante semana os servidores traziam todo tipo de material: vidro (garrafas, garrafões), plástico (copos descartáveis, garrafas pet, vasilhas), metal (latas de alumínio), papel (papelão, revistas, jornais, rascunhos) e demais materiais. O Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes, disse que a gincana serviu para conscientizar o servidor sobre a quantidade de lixo que uma pessoa produz diariamente. "Temos de refletir sobre o que consumimos e o que jogamos fora. Essas cinco toneladas arrecadadas em apenas uma semana, servem de exemplo de quanto lixo é produzido e, se não vai para reciclagem, vai para o aterro", explicou. O Secretário também falou sobre o sucesso da gincana e suas consequências. "A partir do resultado desta gincana, pretendemos transformá-la em um projeto de reciclagem para ser aplicado em todo município".

Engajamento

O objetivo da gincana foi promover a conscientização ambiental, fazendo com que cada servidor separasse em casa o lixo reciclável, em vez de destiná-lo ao aterro sanitário. A gincana não teve finalidade competitiva, mas apenas de integração entre os participantes. Mesmo assim, cada uma das quatro equipes – Metal, Vidro, Papel e Plástico – conferia o placar diário e se empenhava para ficar em primeiro lugar. A gincana foi encerrada na última quarta-feira, com a vitória da equipe Vidro, que recolheu mais de duas toneladas. Todo material recolhido foi levado ao barracão da Recivida onde foi feita a pesagem e destinação do mesmo.

De acordo com a diretora de meio ambiente da Prefeitura, Nádia Weiz, não houve rejeitos de materiais. "Tudo que foi levado ao barracão da Recivida vai ser reciclado e nada será destinado ao aterro", disse. Ela lembra ainda que a dedicação dos servidores foi surpreendente. "Vimos que os servidores participaram ativamente, mobilizando até mesmo vizinhos e o comércio na coleta de material reciclável. Diariamente víamos os funcionários chegarem com sacolas, sacos de lixo e até mesmo veículos lotados com material reciclável". Ela acrescenta ainda que "esta é uma iniciativa para reforçar a importância da separação do lixo para coleta seletiva, que já é adotada pelo município".

Resultado

Segundo os organizadores da gincana, o resultado foi positivo e melhor do que o esperado. "Outra vantagem da gincana foi que alguns participantes foram conhecer a Recivida e ver o processo de pesagem e separação de recicláveis. Eles puderam constatar o volume de material que chega até o barracão e ver que ainda se produz muito lixo, mesmo para um município com pouco mais de 50 mil habitantes", disseram.

Participantes

Para o servidor Lucas Eduardo Kondlatsch a idéia da gincana foi muito criativa. "Achei importante a participação de todos. Serviu para as pessoas não só ficarem conscientes sobre separação de lixo, mas incentivou-as a fazer o que é certo e encarar isso como uma ação séria e contínua", disse.

Já a servidora Fernanda Motta Espesie disse que no começo da gincana encarou-a como brincadeira, mas depois virou uma competição. "Eu trouxe bastante material para minha equipe. Mas acho que se tivessem mais ações como esta no ano seriam também proveitosas".

Tanto Lucas como Fernanda foram conhecer a Recivida, ambos acharam o local bem organizado e amplo. Além disso, viram também o trabalho dos associados na coleta, pesagem, separação e destinação de materiais.

Confira quanto foi arrecadado pelas quatro equipes:

Colocação

Arrecadação em quilos (Kg)

1º lugar

VIDRO