8ª Conferência discute necessidades na área da Assistência Social em Mafra
A Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra realizou na última quarta-feira, 1 de junho, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo representantes de diversas entidades ligadas à assistência social do município. O Objetivo da Conferência Municipal foi analisar as 27 propostas apresentadas durante as 17 pré-conferências realizadas no último mês, junto às comunidades do meio rural e urbano, para serem levadas à Conferência Estadual da Assistência Social que acontecerá em outubro, em Balneário Camboriu.
Essas propostas formarão o diagnóstico das demandas da Assistência Social no município, que será incluído no Plano de Ação da Secretaria da Criança e Ação Social, a exemplo do que aconteceu na conferência anterior. Na ocasião também foram eleitos os delegados que levarão as propostas para o estado.
Balanço das atividades
Na abertura do evento a Secretária Áurea Bastos Davet fez um balanço das atividades desenvolvidas em Mafra, destacando os atendimentos realizados pelos 18 programas sociais hoje em execução. Ela explicou que as propostas apresentadas há dois anos, na 7ª Conferência foram incluídas no Plano de Ação da secretaria e prestou contas das ações realizadas para sanar as carências então apresentadas.
Áurea exemplificou citando as carências nas áreas de atenção aos dependentes de álcool e drogas, no atendimento em creches, na saúde mental, na inserção, capacitação e transporte para pessoas com deficiência, no apoio financeiro à entidades sociais e apoio ao morador de rua. "A todas as demandas apresentadas pela sociedade e pelos usuários dos serviços prestados, respondemos com ações específicas e através dos 18 programas sociais", declarou destacando que somente nos últimos dois anos o executivo ampliou o investimento em projetos sociais comunitários, chegando hoje à marca de 300 mil reais de recursos transferidos através de convênios e subvenções sociais. Sobre as propostas elencadas, Áurea disse que "elas referendam a necessidade de expansão dos serviços, programas e projetos já existentes, principalmente na área rural". A Secretaria Municipal da Criança e Ação Social atende mensalmente cerca de 750 pessoas que precisam de auxilio, apoio e proteção social básica ou especial.
Redução de Carências
A Secretária agradeceu a participação e colaboração de todos destacando que o evento foi extremamente importante para a consolidação da assistência social como política pública, com a incumbência de combater a exclusão social e a pobreza. Ela destacou o apoio que o Prefeito Jango Herbst dá a todas as ações propostas pela pasta, com a finalidade de minimizar as carências das famílias vulnerabilizadas do município.
O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra parabenizou aos organizadores do evento pelo empenho em levar a discussão à todas as comunidades e localidades de Mafra, através das pré-conferências e destacou a participação de todos os conselhos e parceiros da assistência social do Município.
Carências levantadas pela 8ª Conferência Municipal de Assistência Social:
- Implementação do trabalho com jovens;
- Ampliar programas de prevenção a violência prioritariamente com crianças e jovens;
- Apoio aos grupos de mães, associações de moradores, e espaços comunitários;
- Intensificação do trabalho do Conselho Tutelar em todo o Município;
- Inclusão produtiva: cursos profissionalizantes para jovens e adultos dando acesso ao publico residentes nas áreas rurais;
- Ampliação do trabalho com idosos na área urbana e rural do Município;
- Assistência técnica para cultivo de hortas caseiras e comunitária;
- Mercado de trabalho: ações alternativas para renda rural;
- Elaboração de diagnostico social por região no Município
- Palestras informativas com temas diversificados nas regiões de maior vulnerabilidade identificados pelo Conselho Tutelar, Delegacia, CREAS, e CRAS;
- Implantação de serviço para crianças e adolescente entre 06 e 15 anos que não estejam incluídos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI;
- Ampliação do programa de atenção a família as comunidades/bairros fora da área de abrangência dos CRAS;
- Alternativas de escoamento para produção artesanal/agricultura;
- Espaço de atendimento da Assistência Social, ações continuadas nos Bairros/comunidades-CRAS itinerante;
- Ampliação do Programa com gestantes no Município;
- Elaboração de cartilha sobre o papel dos pais na educação dos filhos (incluindo desde o período gestacional);
- Oportunizar acesso aos serviços a todos os usuários da política de Assistência Social;
- Disponibilizar auxílio para transporte aos usuários da área rural para inseridos nos projetos, programas e serviços da Assistência Social (cursos, e outros);
- Ampliação do Programa Dando Linha na área rural;
- Solicitação do Projeto Feijão com Arroz nas comunidades/bairros;
- Valorização do meio rural;
- Ações para manter o jovem no meio rural;
- Feira Itinerante (transporte para os produtores trazerem seus produtos para a Feira);
- Acesso a população usuária da política de assistência a inclusão digital;
- Ampliação das ações dos CRAS em suas áreas de abrangência;
- Ampliações das ações do CREAS, como ferramenta de divulgação de todos os tipos de violência;
- Retorno as comunidades com o resultado da Conferência Municipal de Assistência Social;
- Repasse efetivo dos recursos de responsabilidade do Estado de Santa Catarina
- Adequação ao estabelecido na NOB RH
- Realização de Concurso Público no Município assegurando a continuidade das ações.
- Adequação do Município quanto a questão de acessibilidade;
- Programas em parceria com a Secretaria de Saúde para atendimentos a doente mentais.
Legenda:
A mesa de autoridades estava composta por: Marcos Vinícios Ribas Muzzillo, agente do INSS, Vereador Erlon Veiga, Conselheira Suzana Kiatkoski, representando as entidade não gov, Rosane Granemann, Presidente do Conselho Municipal do Bolsa Família, Áurea Bastos Davet, Secretária Municipal da Criança e Ação Social, Ivan Dutra, Secretário do Bolsa Família, Marise Valério Braz de Oliveira,Secretária da Educação e Maike Steidel, Assistente Social da Amplanorte.