Um ano de Feira Popular Itinerante em Mafra – Comercialização direta
A aceitação foi tão grande que será ampliada com mais 10 barracas, atendendo outros bairros mafrenses
O hábito da população de ir à feira comprar frutas e verduras está sendo incentivado em Mafra, com a implantação da Feira Popular Itinerante, que neste mês completa um ano. As feiras fazem parte do projeto da Secretaria Municipal do Programa Bolsa Família, desenvolvido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no valor de R$ 140 mil, além de contrapartida do Município.
Tem por objetivo proporcionar a inserção do agricultor familiar no mercado de trabalho, bem como possibilitar a geração de renda e disponibilizar alimentos saudáveis à preços acessíveis. Visa também proporcionar à população vulnerável produtos de baixo custo e destinar o excedente dos produtos da feira para o Banco de Alimentos do Município, eliminando assim o desperdício. São parceiros do projeto o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, COOARPA – Cooperativa Agropecuária Regional de Pequeneos Agricultores e ACEPAM – Associação Central de Pequenos Agricultores de Mafra – Secretaria Municipal da Saúde através da Vigilância Sanitária.
Para sua execução foram adquiriras 19 barracas equipadas que semanalmente percorrem bairros de Mafra. As feiras acontecem todas as quintas feiras, das 7 às 12 horas, na Vila Nova, no Jardim América e na Vila Solidariedade. Aos sábados ela acontece na Praça Lauro Muller.
Mudas
E foi na Praça Lauro Muller que a população pôde comemorar o primeiro aniversário da feira popular itinerante. Cada consumido que adquiriu algum produto oferecido nas barracas, ganhou mudas de verduras para plantar em sua casa.
O Secretário do Bolsa Família, Ivan Dutra falou da importância da manutenção e ampliação das feiras. "Temos uma abrangência muito grande da feira, tanto para feirantes como para comerciantes proporcionando a aquisição de produtos saudáveis da agricultura familiar, a custos mais baixos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. O sucesso do projeto só foi possível devida a participação efetiva dos feirantes que não medem esforços para a sua organização", afirmou. Ele anunciou a ampliação da feira, com a aquisição de mais 10 barracas, para serem estendidas para outros dois bairros, atendendo pedidos dos próprios moradores, com início previsto para o mês de novembro deste ano.
Mais 10 barracas
Como a feira foi importante para o município e a população aderiu a este tipo de comércio, diretamente da agricultura familiar, a secretaria do Bolsa Família conseguiu um aditivo junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que será utilizado na compra de mais 10 barracas. Os bairros que receberão a feira serão definidos com novas reuniões dos produtores rurais através de sua comissão. Hoje a feira itinerante conta com 30 produtores inscritos. Destes 20 estão trabalhando. No primeiro ano de atividades foram atendidas nas barracas, 24.560 pessoas, movimentando R$ 169.057,27, na comercialização de hortaliças, legumes com qualidade, defumados, salames, queijos, geléias, biscoitos, pães caseiros e produtos artesanais em geral.
O agricultor José Silveira, do Assentamento Herança do Contestado, que atua na feira desde o seu início destaca os resultados alcançados. "Essa feira itinerante vem complementar a nossa renda familiar, pois hoje, 100 por cento do que produzimos na propriedade, colocamos nas feiras. Ele registrou que aumentou significativamente a produção e na diversificação da sua propriedade, que envolve a participação de toda a família na produção de queijos, pães além de hortaliças. "Estou muito satisfeito com os resultados pois hoje 100 por cento da renda familiar sai das feiras", declarou.