Atletas da AMADEV participaram da Copa Para-desportiva de deficientes visuais em Chapecó
A Associação de Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina – Adevosc, em parceria com a Federação Catarinense de Desporto para Cegos e Baixa Visão – Fecadesc promoveram a Copa Para-desportiva de deficientes visuais, entre os dias 14 e 16 de outubro, em Chapecó. Os cerca de 150 atletas disputaram competições de Bocha, Ciclismo, Xadrez, Goal-Ball e uma apresentação de futsal categoria B1 (cego total) e B2 (baixa visão).
A Associação Mafrense de Deficientes Visuais – AMADEV – de Mafra levou sete representantes à competição – dois técnicos e cinco atletas – que disputaram as modalidades de bocha e xadrez. Na bocha, a dupla Reginaldo Moreira e Gelson Fidence de Andrade, ficou com o 2º lugar, disputando com equipe da Adevosc. No xadrez, Alex Ruthes conquistou o 3º lugar, disputando com atleta da Advir (Associação de Deficientes Visuais de Itajaí). Os técnicos Fernando José Moraes e Valdir Buch acompanharam os atletas durante as competições. Os atletas da AMADEV, João Ari Rodrigues e Cirineu Lourenço também participaram da Copa, competindo na modalidade bocha. De acordo com o técnico Fernando, os atletas estão se preparando para participar de outras competições e do PARAJASC em 2012.
Esperança do xadrez
O atleta Alex Ruthes, 12 anos, vai participar de competições do circuito nacional de xadrez. De acordo com Fernando, Alex tem possibilidade de concorrer ao "Bolsa Atleta", oferecida pela CBDC (Comitê Brasileiro Desportivo de Cegos e Baixa Visão).
Jogos internos
A AMADEV está promovendo o "2º Jogos Internos AMADEV". Esta competição começou em agosto e vai até dezembro, com o objetivo de promover a integração entre os participantes, a inclusão social e incentivá-los a participar de competições. Dentre as modalidades: bocha, atletismo, ciclismo, xadrez, dominó, natação e futebol. De acordo com Fernando, ao final dos jogos, haverá premiação com medalhas e sorteio de prêmios. O "2º Jogos Internos AMADEV" conta com o apoio do comércio local, entidades governamentais e não-governamentais.